Cruzeiro defende liderança na altitude

Publicado por: suporte

O Cruzeiro desafia a altitude de 2.850m e o Deportivo Quito nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, para se manter na liderança do grupo 5 da Copa Libertadores. O time mineiro assumiu a ponta da chave ao vencer o Estudiantes de La Plata por 3 a 0 na estréia, em Belo Horizonte. Os equatorianos vêm de empate por 1 a 1 com o Universitário, em Sucre-BOL.

Um triunfo como visitante deixará o Cruzeiro em situação confortável na Copa Libertadores. A segunda rodada do grupo 5 será fechada nesta quinta-feira, com o duelo entre Estudiantes e Universitário, em La Plata, na Argentina.

Continua depois da publicidade

Nessa fase, a pretensão cruzeirense é ter a melhor campanha entre os 16 clubes que avançarão às oitavas-de-final. A primeira posição daria ao time de Adilson Batista o direito de enfrentar o pior classificado e de decidir todos os mata-matas em Belo Horizonte.

Vindo de oito vitórias seguidas e um empate, o Cruzeiro será testado pela primeira vez na altitude em 2009. Adílson Batista avisou que a equipe evitará o desgaste causado pelo ar rarefeito dos Andes com um posicionamento compacto e principalmente com inteligência na hora de jogar. “Temos é que posicionar corretamente, rodar bem a bola, buscar, se compactar. Mas dá para correr, eu já joguei em Quito como atleta, já venci também. Vamos passar tranqüilidade para fazermos um bom jogo e vencê-los”.

De fato, como zagueiro, Adílson conseguiu vitórias em Quito, em 1995, ano em que foi campeão da Copa Libertadores pelo Grêmio, e em 2000, no Corinthians, pouco antes de encerrar sua carreira.

Muitos dos jogadores do Cruzeiro conheceram os efeitos da altitude pela primeira vez no ano passado, nos 3.960m de Potosí, na Bolívia, contra o Real Potosí. O volante Ramires relatou sentir a sensação de afogamento em campo ainda no primeiro tempo. A verdade é que os mineiros voltaram goleados por 5 a 1 também por conta de uma estratégia ruim.

Outros atletas conheceram a altitude bem antes e não têm do que se queixar. É o caso do atacante Thiago Ribeiro. Na Libertadores de 2006, ele atuou como titular do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Cienciano, em Cuzco, a 3.360m acima do nível do mar.

Desfalques

Continua depois da publicidade

O Deportivo Quito entrará em campo nesta quarta-feira desfalcado do goleiro Ibarra e do capitão e armador Luis Fernando Saritama, ambos contundidos. O técnico argentino Darío Rubén Insúa montou a equipe no esquema 4-4-2. A ordem é sufocar o Cruzeiro, vencer a primeira na Libertadores e se reabilitar da derrota de sábado, por 1 a 0, para o Manta, pelo campeonato local.

O Cruzeiro também estará desfalcado de dois titulares. O atacante Kléber vai cumprir suspensão pela expulsão no jogo contra o Estudiantes, no Mineirão. Já o zagueiro Thiago Heleno foi poupado. Exames apontaram que a altitude lhe faria mal. Com isso, Thiago Ribeiro será mantido ao lado de Wellington Paulista no ataque e Anderson deve formar a zaga com Leonardo Silva.

A principal atração do Cruzeiro será o retorno do volante Ramires. Ele cumpriu suspensão contra os argentinos no Mineirão. Com isso, Adílson poderá escalar o meio-campo ideal, com Fabrício, Marquinhos Paraná e Wagner. (UAI)

Fonte: Bruno Furtado – Portal Uai / Jorge Gontijo/EM/D. A Press

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados