Jacira Vitória, mulher madura, casada e mãe de dois filhos, formada em ciências sociais e muito dedicada. Agora recebeu o reconhecimento do estado, sendo nomeada diretora regional da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese. Em breve, provavelmente dia 02, tomará posse do cargo, em Belo Horizonte.
Ela trabalhou na Minas Caixa, na Secretaria de Estado da Fazenda, onde se aposentou, e, logo após, ocupou o cargo de Diretora de indústria e comércio do município, na gestão de Demétrius. “Surge agora uma oportunidade de me dedicar à uma área na qual eu tenho uma formação específica”, comemora. A nova diretora do Sedese foi indicada para o cargo pelo deputado estadual Domingos Sávio ainda no ano passado e recentemente o reforço e a aprovação do seu nome pelo deputado federal Jaime Martins, além do consenso ao seu nome do deputado estadual Rinaldo Valério e do ex-deputado federal Francisco Gonçalves.
Jacira conta que, como ainda não tomou posse, não sabe, ao certo, as atribuições específicas de seu cargo, mas diz que a Sedese desenvolve um trabalho social que abarca a proteção ao adolescente, à criança e à mulher. “Eu sei que a secretaria é muito voltada para a assistência ao adolescente, fazendo o encaminhamento ao primeiro emprego como forma de inclusão social”, conta ela.
A função da secretaria é acompanhar e dar apoio na assistência social dos municípios, que na região de Divinópolis, a qual Jacira assumirá, somam 83 cidades. Por isso ela já sabe que provavelmente terá que viajar muito e receber prefeitos e representantes das cidades. Mas isso não será problema para a ótima anfitriã, acostumada a receber, em sua casa, políticos de todos os lugares e posições partidárias.
A secretaria também está ligada a temas atuais como a violência à criança, seja pela exploração do trabalho ou exploração sexual. Jacira conta que já está atenta aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos “ontem estavam fazendo uma campanha de conscientização popular sobre a proteção da criança, estiveram no Hiper ABC, na rodoviária” diz entusiasmada.
Agora, resta para Jacira a expectativa do cargo e a gratificação de uma profissional que poderá exercer as funções para as quais se preparou durante a faculdade. Também fica o desejo de aprender com seus colegas de trabalho que, de acordo com ela, são sociólogos, assistentes sociais, todos bem preparados.






