Vice-prefeito, Francisco Martins se reuniu com representantes do setor confeccionista

Publicado por: suporte

O objetivo da visita é a formatação de parceria entre o setor confeccionista e o poder público. O consultor de empresas Marcos Fábio será cedido pelo Divishop para elaborar um planejamento estratégico para o segmento. Já no próximo dia 27 haverá uma nova reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e os representantes do setor que estão envolvido diretamente no projeto

Francisco Martins disse que este é o primeiro passo de um processo de planejamento estratégico da economia divinopolitana, que vai possibilitar que a Prefeitura atue efetivamente como agente de desenvolvimento econômico. “Dentro da economia local, temos alguns setores para os quais faremos o planejamento estratégico específico e a confecção é o primeiro setor que estaremos trabalhando. Após a realização deste trabalho, temos a intenção de fazer um planejamento estratégico na área de comércio e serviços e, depois, no setor metalúrgico, que envolve as siderurgias e as fundições. Este primeiro, no setor de confecções, servirá como parâmetro para as demais ações”, disse.

Continua depois da publicidade

A reunião do dia 27 de janeiro, será às 19h30m, em local ainda a ser confirmado, com a participação de todos os shoppings e centros de compras, Sinvesd, Fiemg, Sebrae, CDL, Acid, Senai, Senac, Sincomércio, Sindicato dos Comerciários, Soac, Cefet, faculdades e instituições financeiras, como bancos, entre outros.

De acordo com o Vice-Prefeito, é “para que possa ser iniciado um trabalho de busca de dados e determinação de ações que são fundamentais para reiniciar o processo de crescimento e consolidação de Divinópolis como pólo de confecção”.

Segundo Francisco Martins, a reunião de todos os agentes é de grande importância para que o planejamento e as ações sejam em conjunto. “Não podemos tomar ações aleatórias. Precisamos ter ações estruturantes e que venham contribuir para alguns gargalos do setor, que estão dificultando o crescimento. Assim, vamos investir muito em planejamento estratégico. Antes de tomar qualquer iniciativa, precisamos analisar se esta ação, no longo prazo, terá um resultado positivo, dentro de uma visão em que a Prefeitura é o grande vetor do desenvolvimento do município”, explicou.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, as demandas estruturantes do setor confeccionista atualmente são: formação de mão-obra qualificada, infra-estrutura na região dos shoppings e visibilidade de Divinópolis como pólo de confecção.

A Prefeitura como agente de desenvolvimento

Dentro do projeto de planejamento estratégico da economia local, com início pelo setor de confecções, o papel da Prefeitura, segundo Francisco Martins, é o de alavancar as ações, fazendo-as de forma planejada e sendo, pela primeira vez na história de Divinópolis, agente de desenvolvimento econômico.

Continua depois da publicidade

“Já participei do Poder Legislativo, do Executivo, da iniciativa privada e do terceiro setor, e, com esta experiência, compreendo que a Prefeitura é a grande responsável pelo desenvolvimento, que mexe com a vida de todas as pessoas. É ela que tem o poder de unificar todos os agentes que podem contribuir e pode, ainda, resolver a parte legal e estruturante das ações mais complexas”, afirmou o Vice-Prefeito.

A parceria inédita entre a Prefeitura e a iniciativa privada, em um planejamento estratégico, terá seu formato definido na reunião do dia 27 de janeiro, com a participação de todas as entidades que então envolvidas com o setor confeccionista.

O primeiro passo foi a cessão do consultor de empresas pelo Divishop, para iniciar a organização técnica do trabalho. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Secretário Adjunto de Turismo, Fábio Santos.

“Vejo com muito otimismo e acredito que é um grande passo este apoio do Divishop. Procuraremos os outros shoppings e outras entidades para que possamos unir esforços, com cada agente desempenhando um papel, contribuindo como puder. E aí queremos dar este novo papel para a Prefeitura, o de agente de desenvolvimento econômico, pois é ela que tem condições de desenvolver a cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai assumir esta responsabilidade”, afirmou Francisco Martins.

O principal objetivo deste trabalho, segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, é fazer o planejamento estratégico-econômico de Divinópolis. A intenção é aproveitar economicamente os espaços de grande fluxo de pessoas e criar novas ações de fomento comercial.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados