Defesa Civil divulga balanço e alerta para chuvas em Minas

Publicado por: suporte

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) e o Instituto de Climatologia do MGTempo/Cemig/PUC Minas alertam sobre chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado, nesta terça-feira (16). Na Zona da Mata, Centro (incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte), no Leste e Noroeste de Minas, o volume de chuva previsto acumulado a cada 24 horas pode superar os 80mm (a média do mês varia de 250 a 400mm).

Segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional, as chuvas entre terça (16) e quarta-feira (17), podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar a 50km/h. Para a capital, é esperado nesta terça-feira (16), um acumulado de 62,8 mm de chuva. Por isso, a Cedec/MG recomenda atenção redobrada nas áreas de encostas e morros, pois, devido às chuvas, o solo acumula água, o que aumenta risco de deslizamento.

Continua depois da publicidade

Como prevenir acidentes

A Cedec/MG ressalta que, a partir da mudança de hábitos, pode-se reduzir os riscos de um deslizamento. Evitar jogar lixo ou entulho sobre a encosta, evitar construir moradias encostadas nos muros de arrimo ou próximas de rios e córregos, evitar plantar bananeiras nas encostas, pois elas favorecem o acumulo de água no solo, são exemplos de atitudes que podem minimizar os riscos de perda de vidas e danos materiais.

O diretor de comunicação social da Cedec/MG, Capitão Edylan Arruda, explica que, antes de construir, é preciso saber se o local está sujeito a inundações. “É necessário informar-se sobre o histórico de enchentes da região com a própria vizinhança, para que, no período chuvoso, a pessoa não venha a ser pega de surpresa”, adverte Edylan.

Auxílio às vítimas das chuvas

A Cedec/MG enviou, nesta terça-feira (16), equipe à cidade de Ervália, na Zona da Mata, com o objetivo de dar apoio às vitimas das chuvas no município.

Nesta terça-feira (16) foram confirmadas quatro mortes decorrentes das chuvas, em Ervália. José Silvério de Souza, de 60 anos, Maria da Consolação Souza, 47, Lindomar Silvério de Souza, 4 e Josemar Silvério de Souza, 6, foram soterrados depois de um deslizamento que atingiu a residência em que estavam. Desde setembro passado, oito pessoas morreram em decorrência das chuvas no Estado. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados