O evento, organizado pela Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), faz parte das comemorações dos 43 anos do Gigante da Pampulha.
A solenidade realizada no hall de entrada do Mineirão, antes do início de Cruzeiro x Palmeiras, contou com a presença do presidente celeste, Alvimar de Oliveira Costa.
Piazza é o quarto a deixar seus pés impressos no espaço, inaugurado por Pelé antes do confronto entre Brasil e Argentina, em junho deste ano. Também fazem parte da calçada Dadá Maravilha, representando o Atlético-MG, e Jair Bala, pelo América-MG.
O craque celeste foi o escolhido pela diretoria cruzeirense pelo seu histórico de conquistas e identificação com o Clube. Foram 13 anos de dedicação ao Cruzeiro, time pelo qual ganhou 14 títulos. São 10 Campeonatos Mineiros, a Copa Libertadores de 1976, a Taça Brasil de 1966, além do Torneio Início de 1966 e Taça Minas Gerais de 1973. “Minha história com o Cruzeiro é realmente repleta de emoção e de muita coisa bonita”, afirmou Piazza.
O presidente Alvimar de Oliveira Costa entregou ao ex-atleta uma placa comemorativa e reiterou a importância de Piazza para a história do Cruzeiro. O dirigente destacou a longa passagem do ex-capitão celeste, que começou no Renascença, time amador de Belo Horizonte, e fez carreira profissional no Clube do Barro Preto.
“É uma homenagem muito justa. O Piazza realmente marcou época no futebol mineiro, no Cruzeiro. E o mais impressionante, jogou durante 13 anos no Cruzeiro, quer dizer, só jogou no Cruzeiro. É claro que nós tivemos jogadores importantes que passaram por aqui, marcaram época em outros clubes do Brasil. O Piazza não, criou essa identificação porque só jogou no Cruzeiro, então nada mais justo do que essa homenagem”, afirmou.
Piazza é o terceiro jogador que mais vezes vestiu a camisa azul. Foram 567 partidas disputadas e 42 tentos anotados. Pela Seleção Brasileira, foram 66 jogos e duas Copas do Mundo, 1970 e 1974. O ex-jogador foi campeão Mundial em 1970 e campeão da Copa Rio Branco em 1967.
Confira aqui a ficha do eterno ídolo azul
Nome completo: Wilson da Silva Piazza
Posição: meio-de-campo
Data de nascimento: 25/02/1943
Local de nascimento: Ribeirão das Neves-MG
Altura: 1,75 m
Peso: 67 kg
Carreira: Renascença (61 a 63); Cruzeiro (64 a 77)
Estréia no Cruzeiro: Santa Cruz 1 x 3 Cruzeiro, amistoso, no estádio Bela Vista, em Santa Luzia, no dia 08/03/1964
No Cruzeiro: 567 jogos; 42 gols
Títulos pelo Cruzeiro: Copa Libertadores 1976; Campeonato Brasileiro (Taça Brasil) 1966; Campeonato Mineiro 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1973, 1974, 1975, 1977; Taça Minas Gerais 1973; Torneio Início de 1966 (é o segundo jogador com o maior número de títulos na história do clube)
Prêmios: Bola de Prata, da Revista Placar, no Campeonato Brasileiro de 1972
Título por outro clube: Copa Belo Horizonte de 61 (Renascença)
Retrospecto da Seleção Brasileira: 66 jogos (entre 1967 e 1976); Disputou as Copas do Mundo de 1970 e 1974
Campeão pela Seleção Brasileira: Copa do Mundo em 1970; Copa Rio Branco em 1967
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade





