Prefeitura muda o trânsito na região central de Divinópolis

Publicado por: suporte

A Prefeitura de Divinópolis, através da Superintendência de Trânsito e Transporte – Divitrans -, realiza várias obras na região central da cidade, em continuidade ao Projeto Novo Centro. A implantação de abrigos nos pontos de ônibus, a retirada de obstáculos das vias públicas, permitindo a acessibilidade a todos, o alargamento de passeios, a mudança de sentido em algumas vias e a substituição de semáforos em determinadas partes, são algumas das ações que visam humanizar o tráfego e melhorar a qualidade de vida de pedestres e motoristas. Em mais uma etapa, serão implantados novos sentidos em algumas ruas e estacionamento 45 graus.

Segundo o Engenheiro de Trânsito da Divtrans, Júlio Valério, apesar das obras serem realizadas no centro da cidade, os principais beneficiados são as pessoas que moram em bairros. Isto porque, de acordo com ele, “geralmente, quem mais utiliza os serviços do Centro são pedestres, pessoas que vêm dos bairros”.
 
A primeira etapa das ações foi a instalação de abrigos nos pontos de ônibus. Em seguida, com o alargamento e adaptação dos passeios de modo a permitir a acessibilidade, a Operação Trânsito Livre, realizada em parceria com a Polícia Militar, e a transferência dos camelôs para o Centro de Comércio Popular – CCP -, os obstáculos foram retirados das vias públicas, permitindo a livre passagem de pedestres nas principais ruas da região central.
 
Mudanças no sentido das vias
 
Atualmente, a Divtrans realiza mudanças, como ampliações de passeios, de modo a permitir a implantação de novos sentidos de tráfego em algumas vias da região central. Entre as principais modificações, segundo o Engenheiro de Trânsito da Divtrans, está a conversão ruas, hoje de mão dupla, em mão única, e o oferecimento de novas vagas de estacionamento 45 graus.
 
As mudanças são as seguintes: a Av. Antônio Olímpio de Morais, que atualmente é mão única da Rua Pernambuco até a Rua Rio de Janeiro, passará a ser mão única até a Rua Coronel João Notini, mantendo o mesmo sentido de tráfego. Em contrapartida, a Av. 21 de abril, atualmente de mão dupla, também passará a ser mão única da Rua Cel. João Notini até a Pernambuco, com sentido de tráfego oposto a sua paralela, Av. Antônio Olímpio de Morais.
 
Outra modificação acontecerá na Rua São Paulo, que passará a ser mão única da Rua Mato Grosso, até a Avenida Antônio Olímpio de Morais, com sentido de tráfego oposto a sua paralela. Haverá ainda um aumento da extensão da mão única na Rua Paraíba que, atualmente, vai da Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Getúlio Vargas. A mão única da Rua Paraíba passará a ser da Rua Mato Grosso até a Avenida Getúlio Vargas.
 
Ampliações dos passeios
 
Em todos os trechos onde haverá a implantação da mão única, com exceção da Rua Paraíba, vai ser instalado também o estacionamento 45 graus, para dar maior fluidez no trânsito. Será ampliado consideravelmente a área e o número de vagas de estacionamento rotativo. Conseqüentemente, está sendo realizada a ampliação de alguns passeios para seguir a lógica da implantação do estacionamento 45 graus.
 
De acordo com Júlio Valério, a ampliação dos passeios faz parte do projeto de instalação do estacionamento 45 graus. “Na verdade, estamos estreitando parte de algumas ruas porque naquele local onde havia o estacionamento paralelo agora vai ter o estacionamento 45 graus, então o passeio tem que acompanhar o espaço a ser ocupado pelos carros na diagonal”, explica.
 
A ampliação dos passeios também faz parte do projeto de deixar as vias mais confortáveis, seguras e dar preferência para o pedestre e para o portador de deficiência. Os prolongamentos dos passeios diminuem a exposição dos pedestres aos veículos, diminuindo o número de acidentes. Assim, o percurso em que o pedestre fica sujeito a um contato com os veículos, como ao atravessar uma rua, por exemplo, fica menor, diminuindo as chances de um acidente como um atropelamento. Além do passeio alargado projetar visualmente o pedestre para o motorista, ele diminui o percurso de risco do pedestre na via.
 
“Todas essas mudanças no trânsito seguem a premissa da acessibilidade, no sentido de facilitar o tráfego tanto para o deficiente visual quanto para o deficiente com dificuldade de locomoção”, afirma o Engenheiro de Trânsito da Divtrans.
 
Outras mudanças
 
Ainda estão previstas, no Projeto Novo Centro, outras mudanças no trânsito. Entre elas está, segundo Júlio Valério, a substituição de alguns semáforos que estão com a capacidade de programação obsoleta por outros mais modernos. Estão previstas ainda outras alterações como a divisão de algumas vias em três pistas, sendo duas delas em um sentido e a outra no sentido inverso, a exemplo do que foi feito na R. Rio Grande do Sul entre as ruas São Paulo e Goiás.
 
De acordo com o Engenheiro de Trânsito da Divtrans, essa divisão da via em três pistas será feita na Avenida Paraná entre as ruas Minas Gerais e Goiás, além da Avenida Sete de Setembro entre as ruas São Paulo e Pernambuco.
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados