Com a chegada da tecnologia 3G (terceira geração), celulares começam a receber serviços como videoconferência e download de vídeos cada vez maiores. A evolução das redes de telefonia e o ganho de velocidade na transmissão de dados, o 3G possui velocidade de transmissão banda larga, como a da internet do seu computador.
A nova tecnologia promete velocidades de até 7,2 Mbps em uma de suas versões mais básicas (WCDMA/HSPDA). Para ter uma idéia, seria possível baixar uma música em cerca de 5 segundos, ou um DVD inteiro em uma hora e meia. No entanto, atualmente a velocidade real do 3G no Brasil fica, em média, de 300 Kbps a 700 Kbps —valor compatível com os de pacotes básicos de Speedy ou Vírtua, por exemplo.
Continua depois da publicidade
| Tecnologia 3G |
![]() |
Desde o mês passado, as operadoras GSM Claro e Telemig Celular começaram a oferecer aparelhos compatíveis com essa rede. A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações já pretende leiloar freqüências para redes 3G GSM, para que outras empresas também ofereçam o serviço.
Para que as operadoras consigam trazer a tecnologia 3G a um maior número de cidades, elas precisam assinar contratos de concessão com a Anatel para exploração de serviços nas frequências de 1,9 GHz e 2,1 GHz.
Outra tecnologia de banda larga móvel que seria uma alternativa ao 3G é o WiMax, espécie de "Wi-Fi turbinado".
No início de abril, a Embratel passou a oferecer a tecnologia a pequenas empresas. Na GSM Américas, conferência realizada no Rio de Janeiro, empresas mostraram serviços para as operadoras de telefonia.
Entre eles está um que permite que outras pessoas encontrem você por meio de um único número. Você pode programar o sistema para as ligações serem direcionadas para o telefone comercial durante o expediente, para a sua casa durante os finais de semana e para o celular em períodos de viagem.
O serviço permite ainda que mensagens de texto de celular (SMS) sejam convertidas em voz e direcionadas para caixas postais de telefones fixos e vice-versa. O sistema também é compatível com fax.
O executivo Nelson Kobayashi, da Acision, empresa que apresentou tal sistema no evento, arrisca que operadoras fixas e móveis de um mesmo grupo empresarial deverão se unir para oferecer o serviço e cobrá-lo em uma única conta.
Outro recurso demonstrado foi o de videoconferência compatível com celulares. É possível participar de conferência e, durante o encontro virtual, compartilhar arquivos e assistir a um canal de televisão que passe por rede IP (de internet).
O programa, oferecido pela espanhola Dialcom, permite que pessoas que estejam diante do computador, na própria sala de conferência ou que tenham a mãos somente um telefone, participem da mesma reunião.
"Cada dispositivo receberá a informação conforme a sua capacidade, mas ninguém terá desculpas para deixar de participar", explica o diretor de vendas para América Latina, Paulo Fittipaldi.
Para quem não suporta atendimento das operadoras de telefonia, uma esperança: havia, no mínimo, três empresas exibindo sistemas para fazer a cobrança de forma correta e melhorar o relacionamento com clientes.
As principais operadoras já oferecem aparelhos da nova geração, mas como a tecnologia chegou há pouco tempo no Brasil, ainda há poucas opções de escolha.
Continua depois da publicidade







