Inflação medida pelo IBGE sobe em junho e no acumulado de 12 meses

Publicado por: suporte

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelos cálculos do índice, o IPCA-15 ficou em 0,56% em maio.

Com o resultado de junho, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) ficou em 2,06% no segundo trimestre do ano, acima 1,29 ponto percentual, portanto, dos mesmo trimestre do ano passado – quando a variação acumulada havia sido de 0,77%. 
 
No semestre, a inflação especial medida pelo IBGE já acumula alta de 3,67%, também maior que no mesmo período do ano passado – que foi de 2,18%.
 
Já o IPCA-E dos últimos doze meses ficou em 5,89%, acima dos 5,25% relativos à variação do período janeiro/junho de 2007 – portanto, com elevação em todas as suas bases de comparação.
 
O IPCA-E é apurado trimestralmente pelo IBGE e mede a variação acumulada, nesse intervalo, pela alta mensal do IPCA-15. Com a mesma metodologia utilizada pelo órgão para o IPCA (a taxa oficial de inflação do país, pois é utilizada pelo Banco Central para balizar o plano de metas do governo federal), inclusive abrangendo a mesma camada de renda e as mesmas principais regiões do país, o IPCA-15, no entanto, tem período de coleta que vai da metade de um mês aos primeiros 15 dias do mês de referência.
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados