Obama abre mão de usar recursos públicos para a campanha

Publicado por: suporte

Ao renunciar aos quase US$ 80 milhões disponíveis para enfrentar o seu provável rival republicano, o senador John McCain, o virtual candidato democrata à Casa Branca fica livre para recorrer a doadores privados.

"Não é uma decisão fácil, e especialmente porque eu apóio um sistema robusto de financiamento público das eleições", disse Obama em mensagem aos seus partidários. "Mas o financiamento público como existe hoje está quebrado, e nós enfrentamos oponentes que se tornaram mestres em apostar nesse sistema quebrado."
 
Segundo o senador por Illinois, a campanha republicana já está usando fundos privados de lobistas e grupos que têm interesses especiais em Washington.
 
Reagindo ao anúncio de Obama, a porta-voz de McCain, Jill Hazelbaker, acusou o senador democrata de ter descumprido suas promessas. "Essa decisão terá conseqüências extraordinárias e de largo alcance, que debilitarão o sistema de financiamento público", afirmou.
 
O virtual candidato democrata tinha prometido no ano passado trabalhar "agressivamente" com os republicanos para chegar a um acordo para preservar o sistema de financiamento público.
 
A poucos meses da confirmação de suas candidaturas para a campanha presidencial de novembro, as pesquisas de intenção de voto indicam um delicado equilíbrio entre ambos os candidatos.
 
A mais recente sondagem do jornal Washington Post e da cadeia de TV ABC News indica que Obama está na frente de MacCain com 48% contra 42% das intenções de voto.
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados