Minas Gerais é novamente reconhecida área livre de aftosa

Publicado por: suporte

Minas Gerais volta a ser reconhecida como área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). A confirmação foi dada  pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, após conversa por telefone com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz. O secretário do Ministério está em Paris participando das negociações com a organização. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (27) durante a 76ª Sessão Geral plenária da OIE. Além de Minas Gerais, também recuperam o status os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A suspensão do status de área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE ocorreu após a descoberta de focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná, no final de 2005. A organização é composta por mais 160 países membros. “Com a recuperação do status, Minas Gerais e os outros estados consolidam a posição de exportadores de carne bovina”, declara Gilman Viana.
 
Segundo o secretário, com a recuperação do status, aumentam as possibilidades para que a União Européia passe a comprar carne de alguns municípios mineiros – das regiões Sudeste e Centro-Oeste – que ainda não ofertam carne para os frigoríficos que exportam para o bloco europeu. “A recuperação do status é um reconhecimento mundial importante, que ajuda nas negociações”, informa Gilman Viana.
 
NÚMEROS – Minas Gerais está, desde 1994, sem registrar focos de febre aftosa. O Estado tem o terceiro maior rebanho bovino do país, com 22 milhões de cabeças. No ano passado, as exportações de carne bovina por Minas Gerais movimentaram US$ 333 milhões.
 
Atualmente, Minas Gerais é o Estado com o maior número de fazendas autorizadas a oferecer carne bovina aos frigoríficos exportadores para União Européia. Das 95 fazendas autorizadas, 79 são mineiras.

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade