21 de Setembro: Dia da Árvore

Publicado por: Redação

Por: Vitor Correia

 

Continua depois da publicidade

Hoje, dia 21 de setembro, comemora-se o dia da Árvore. A data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que pode acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro dependendo do ano. A ocasião foi substituída pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965.

As árvores são fundamentais para a sobrevivência do ser humano, pois contribuem com o oxigênio que respiramos e também proporcionam muitos frutos que consumimos em nosso cotidiano. Ademais, são de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema no qual pertencemos.

Com o objetivo de reconhecer a importância da preservação das árvores e das florestas e também incentivar a proteção do meio ambiente, busca-se conscientizar a população que suas pequenas atitudes, como plantar uma árvore, não poluir, não promover queimadas e desmatamentos, podem contribuir com o meio ambiente, trazendo benefícios para a natureza que por ações do ser humano, encontra-se devastada em vários lugares do Planeta Terra.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 8 mil focos de incêndios e queimadas foram registrados pelo Brasil desde o início de 2018. A região da Floresta Amazônica corresponde à 51% desse total, pouco mais da metade, ficando em primeiro lugar na pesquisa. Em segundo lugar aparece o Cerrado com 25,5% e em terceiro, a Mata Atlântica registrando 15,1%.

Em Divinópolis, as queimadas vêm tomando proporções maiores, o que causa preocupação a população. Entre janeiro e julho desse ano, foram registrados em torno de 47 focos de incêndio segundo dados do INPE. O número é superior aos registros do ano passado em que foram constatados 16 focos, havendo um aumento considerável. A falta de fiscalização, torna a cidade uma das maiores em relação ao número de queimadas da região Centro-Oeste.

Se tratando de períodos secos, os casos ganham maior proporção e podem gerar consequências agravantes, além dos danos ambientais, podem prejudicar a saúde daqueles que vivem próximo aos locais onde ocorrem as queimadas.

Promover reflexões que dizem respeito aos malefícios do desmatamento e do aumento da poluição, além de valorizar o Dia da Árvore, pode ser o primeiro passo para que as pessoas voltem sua atenção para o meio ambiente e façam da preservação uma atividade diária.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados