De acordo com o projeto, a administração pública estadual assumirá as fundações de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos. De acordo com o governador, a incorporação é uma demanda que surgiu com a criação da Universidade em 1989. “Desde lá até agora, decorridos quase 30 anos, tivemos muitas batalhas, nos desdobramos, fomos ousados, corajosos e criativos para dar guarida à ansiedade maior: o ensino público de qualidade em nosso estado”, afirmou Anastasia.
O deputado Domingos Sávio explica que a estadualização foi um compromisso assumido pelo governador em seu programa de governo. “Durante muitos anos, desde o primeiro mandato como deputado estadual, eu lutei para que nós víssemos esse processo realizado. Agora, pelas mãos do professor Anastasia, teremos em breve a estadualização de todas as fundações”, afirma o parlamentar. “Com a medida o governador cumpre mais um compromisso, e em breve a UEMG será a terceira maior universidade de Minas”.
Durante os discursos, o nome do deputado Domingos Sávio foi lembrado pelo governador Anastasia, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Nárcio Rodrigues e pelo reitor da UEMG Dijon por sua atuação em prol da estadualização. “Em um dado momento, surgiu a possibilidade de que a Fevale em Diamantina não fosse incluída. Rapidamente argumentamos junto ao Governo e, com o total apoio do nosso governador, a fundação também estará estadualizada no projeto”, destaca o parlamentar.
Após a conclusão do processo de estadualização, prevista para o próximo ano, o número de alunos da UEMG passará dos atuais 5.600 para 15 mil. O número de cursos de graduação oferecidos saltará de 32 para 112 graduações, e o de professores subirá de 853 para 1800.
Além de secretários de Estado, parlamentares, diretores, funcionários e alunos da UEMG e das fundações, também participou o professor Aluísio Pimenta, primeiro reitor e idealizador da UEMG, cujo nome foi lembrado e homenageado pelos oradores.






