O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou o edital de licitação para a duplicação de um trecho da BR-494, em Divinópolis. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União e prevê intervenções em aproximadamente 3 quilômetros da rodovia, entre a MG-050 e o Condomínio Ville Royale.
O recebimento das propostas teve início nesta segunda-feira (28), enquanto a sessão para abertura está prevista para 15 de outubro. O valor estimado para a execução do projeto é de R$ 18.498.504,87, o segmento contemplado pelas obras fica próximo a locais importantes do município, como a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Cefet-MG, o Hospital Regional e o Parque de Exposições. A área também registra histórico de acidentes graves, incluindo mais de 20 mortes na última década, cenário que contribuiu para a demanda pela intervenção.
Obras na BR-494
A duplicação da BR-494 vinha sendo debatida há meses. Em junho, durante a inauguração do Hospital Universitário da UFSJ, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recursos para melhorias no trecho urbano da rodovia. Na ocasião, a proposta contemplava a duplicação de aproximadamente 2,5 quilômetros, com extensão até o Parque de Exposições. Desde então, o projeto passou por algumas alterações, entre elas a previsão de novos acessos e de uma entrada destinada ao hospital. Em julho, a Prefeitura de Divinópolis solicitou modificações no planejamento para viabilizar futuramente um viaduto ligando a BR-494 ao bairro Realengo. A estrutura teria como objetivo reduzir o fluxo de veículos na avenida Paraná. Segundo o município, a ligação já está contemplada no Plano Diretor.
Com a publicação do edital, o DNIT dá início à fase de contratação da empresa que será responsável pela execução dos serviços. O processo ocorrerá por meio de Concorrência Eletrônica, conduzida pela Superintendência Regional do DNIT em Minas Gerais. Conforme registro disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o custo estimado da obra é de R$ 18.498.504,87.






