Curtas, oficinas e debates gratuitos agitam a Mostra Cine Divino em Divinópolis

De 1º a 7 de setembro, evento reúne cinema nacional, oficinas, debates e shows em praças e espaços culturais de Divinópolis, com entrada gratuita.

Publicado por: Redação

Mostra Cine Divino traz cinema gratuito, oficinas e debates para Divinópolis A cidade de Divinópolis recebe a partir desta segunda-feira (1º) a 2ª edição da Mostra Cine Divino, evento que promove o cinema nacional e transforma espaços públicos e culturais em telas abertas à população.

Até o dia 7 de setembro, o público poderá assistir gratuitamente a cerca de 30 curtas-metragens de diferentes gêneros, além de participar de debates, oficinas e atividades culturais.

Continua depois da publicidade

As produções, lançadas entre 2024 e 2025, incluem documentários, ficções e animações que retratam a diversidade cultural do Brasil. As exibições ocorrerão em praças da cidade, no Circo para Todos, no Teatro Municipal Usina Gravatá e em outros espaços culturais.

Oficinas e encontros formativos

Além da programação de filmes, a Mostra oferece a Oficina de Interpretação para Cinema, realizada entre os dias 1º e 4 de setembro na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva. A atividade é voltada para inscritos e busca incentivar novos talentos para o audiovisual.

A agenda inclui sessões em diferentes bairros, ampliando o acesso da população ao cinema:

  • Quarta-feira (3): exibição de curtas e bate-papo no Circo para Todos, no Jardim Copacabana.

  • Quinta-feira (4): sessão com debate na Praça do Santuário.

  • Sexta-feira (5): noite especial no Teatro Municipal Usina Gravatá, com abertura oficial, exibição de filmes e show do grupo Dance Aqui, comandado por Hilreli, na Casa Coletiva.

    Continua depois da publicidade
  • Sábado (6): programação intensa no Teatro Municipal, com sessões pela manhã e tarde, além de mesa de debate com realizadores sobre “Produção audiovisual no Brasil: atual e desafios”.

  • Domingo (7): sessões infantis pela manhã, exibição de filmes à tarde e mesa sobre “Cinema decolonial: o cinema como resistência e suas temáticas no Brasil”, seguida de encerramento.

Cinema como resistência e identidade

A Mostra Cine Divino reafirma o cinema como ferramenta de resistência e espaço de diálogo. As mesas temáticas discutem os desafios da produção audiovisual no Brasil e a importância do cinema decolonial, trazendo perspectivas sobre representatividade, identidade e memória.

Com entrada gratuita em todas as atividades, o festival busca democratizar o acesso ao cinema e fortalecer a cena cultural local, aproximando artistas, realizadores e público em uma experiência coletiva de aprendizado e fruição.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados