A Conferência encerra-se na quinta-feira, com a votação das propostas apresentadas pelos artistas, professores, produtores culturais e demais participantes da sociedade civil. O documento final será encaminhado ao Prefeito Vladimir Azevedo para que se definam as diretrizes das políticas culturais no município.
O secretário de cultura, Bernardo Rodrigues já faz um balanço positivo dos dois primeiros dias da conferência: “Utilizamos uma metodologia que intercala momentos de reflexão e aprendizado, com as palestras, e de discussão e proposições, com os GT’s”.
O secretário ressalta que Divinópolis sai na frente no momento em que outros municípios começam a se preparar para as conferências, exigidas pelo Ministério da Cultura para que se faça adesão ao Sistema Nacional de Cultura. “Este foi um primeiro passo para que se estabeleça um fórum permanente de discussões. Temos de incentivar sempre a participação da sociedade civil em eventos que possibilitem o exercício da democracia participativa, assegurando à população o direito de opinar sobre o modo como os recursos públicos devem ser investidos. Trouxemos o plano de ações da secretaria de cultura para discuti-lo com a comunidade, ouvindo suas sugestões e novas propostas. Não tenho dúvida de que sairemos da Conferência com um planejamento ainda mais sintonizado com o anseio do setor cultural. É este o nosso papel, e seguiremos trabalhando para que, cada vez mais, a população possa participar da construção e avaliação das ações da secretaria, sempre com uma visão arrojada e inovadora de gestão pública”, comenta.




