Várias ações estão sendo colocadas em prática para que a prefeitura possa estar mais desenvolvida tecnologicamente e que a população possa ser mais bem atendida.
Diante da constatação de que os computadores da prefeitura estavam ultrapassados em vários setores, será realizado no dia 07 de abril a licitação de locação de 180 máquinas novas.
Entre as principais características dessas máquinas está o processador Corel 2 Duo, Monitor 17”, entradas USB, driver de disquete, gravador de CD e DVD, etc. A locação terá um prazo de três anos e quando chegar ao fim deste prazo a prefeitura terá condições de adquirir essas máquinas a um bom preço.
“Thin Client”
Atualmente a prefeitura e suas secretaria possuem mais de mil computadores. Como nem todos poderão ser trocados de uma só vez, será implantado o “thin client”, que na prática será quando máquinas ultrapassadas poderão ganhar mais agilidade e capacidade ao passar o processamento para o servidor.
Site oficial
Ansiado por muitos, o novo site da prefeitura, que passará a ser chamado de portal, já está quase pronto, faltando apenas alguns detalhes e deverá ser “inaugurado” no dia 15 de abril, junto com a solenidade dos “100 dias de governo” de Vladimir Azevedo.
Além da imagem mais moderna, leve e bonita, o portal da prefeitura contará com ouvidoria e chat, onde a intenção será a de que a população possa entrar em contato direto através da Internet com o prefeito ou secretários, em dia e horário marcado.
Intranet
A Intranet (internet interna entre setores), já está sendo implantada e conta com vários recursos à disposição dos servidores. Por enquanto, está já está em uso no gabinete e na Secretaria de Planejamento e Gestão e em poucos dias será possível acessá-la em toda rede da administração municipal.
Controle dos softwares
O Centro de Processamento de Dados (CPD) já conseguiu fazer levantamento em todas os computadores da prefeitura de quais os programas estão instalados em cada máquina, se este software está legalizado e quem está usando o equipamento. Os hardwares também estão sendo gerenciados.
Wireless
Já foi implantado em todo a rede de informática da prefeitura, o sistema de Internet sem fio conhecido como wireless. Qualquer servidor que possua um computador pessoal, notebook, pode solicitar ao CPD uma senha de acesso para uso do serviço.
O custo para a colocação de quatro pontos da rede foi de R$ 500. Para que não haja perigo de vírus, a opção foi colocar a rede sem fio distinta da rede fixa.
Visitantes também podem usar o serviço quando estiver em algum dos andares do edifício, necessitando solicitar uma senha no gabinete.
Ferramenta de Comunicação
Visando maior agilidade de comunicação e economia no uso do telefone fixo, já foi implantando o “Spark”, uma ferramenta de comunicação como o MSN, onde os servidores podem entrar em contato com várias secretarias. Neste serviço tudo pode ser controlado e guardado em um banco de dados da prefeitura, fazendo com que seja possível detectar um mal uso do equipamento.
Antivírus
Já houve aquisição de um programa anti-vírus do mais modernos que podem proteger os equipamentos interligados no sistema de informática da prefeitura contra vários tipos de “pragas digitais”.
Servidor de impressão
Vem ai o Sistema de Impressão onde será possível constatar economia do dinheiro público em curto período de tempo. Através deste sistema todas as impressoras estão ligadas ao servidor e será possível saber o número de cópias e qual usuário realizou o serviço e o horário da atividade.
Este processo já está começando a ser realizado e a previsão é de que possa ser economizado cerca de R$ 7 mil por mês, com papel, cartulhos e toners. A intenção é que ao final de maio tudo esteja pronto.
O objetivo final é aposentar as impressoras jato de tinta e depois centralizar o uso das lasers, que tem menor custo.
Objetivo e custo
De acordo com o secretário adjunto de Governança Digital, Rodrigo Comitante, o objetivo destas ações é gerenciar as informações da prefeitura, agilizando as tomadas de decisões, de forma profissional e eficiente.
Comitante informa ainda que não há grandes custos para a implantação desses projetos, pois a mão de obra utilizada é da própria prefeitura e a maioria dos equipamentos já está disponível no patrimônio.






