Médico do Complexo de Saúde do São João de Deus (CSSJD) realiza implante inédito na Região Centro-Oeste

Publicado por: Redação

O ‘looper’ é um pequeno dispositivo implantado no tecido subcutâneo da região torácica que tem como finalidade documentar possíveis arritmias cardíacas e relacioná-las com sintomas que ocorrem com pouca frequência como, por exemplo, de forma anual, o que na maioria dos casos dificulta o diagnóstico – De acordo com o Cardiologista/Arritmologista, Dr. Daniel Soares Sousa o dispositivo é indicado para o monitoramento do ritmo do coração, quando se presume que os sintomas podem estar relacionados a arritmias cardíacas.  Ainda de acordo com o médico, o dispositivo é para auxiliar na identificação das causas e da origem de tonturas, palpitações, dor no peito, síncope e falta de ar, além de pacientes com risco de arritmias cardíacas que mesmo após a realização de diversos exames, permanecem sem uma explicação para tais sintomas.  Ele ainda auxilia, em casos de AVCs – Acidente Vascular Cerebral isquêmicos que possam estar relacionados a arritmias cardíacas,

O procedimento realizado no CSSJD foi um sucesso e agora a paciente est[a em casa, mas com o monitoramento da atividade cardíaca. Ainda de acordo com o médico, o equipamento registra a atividade elétrica cardíaca durante 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, por até 5 anos.

Continua depois da publicidade

Dr. Daniel explicou ainda que em alguns casos, os sintomas e as arritmias ocorrem muito esporadicamente, e por isso outros exames com tempo de monitorização cardíaca menor tem baixa sensibilidade para detectar o correto diagnóstico. No entanto, com o dispositivo gravando por longo período, pode-se aguardar o paciente ter um sintoma, mesmo que demore meses será analisado o ritmo do coração gravado durante esse momento. Assim, é verificado se o evento teve ou não, relação com alguma arritmia cardíaca.

A primeira paciente do CSSJD a receber o implante é a Zeli Barbosa, que segue em monitoramento. “Tudo ocorreu muito bem. Senti apenas um leve desconforto no momento da inserção e agora, estou em fase de monitoramento, momento em que foram suspensas as medicações e agora aguardamos o surgimento de algum sintoma. O atendimento do Hospital é nota 10! Que Deus continue abençoando todos os profissionais”, finalizou.

Para o Diretor Administrativo do CSSJD, André Waller, a inovação da colocação desse implante trará inovação e excelência no atendimento. “Nossos pacientes passam a contar com mais um importante procedimento que traz um dispositivo compacto e ainda mais seguro que auxiliará no diagnóstico, colocando mais uma vez o nome do CSSJD entre os principais no que tange a Alta Complexidade”, destacou.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade