Pesquisa Genial/Quaest nesta quarta-feira (26/10): Lula tem 48% e Bolsonaro, 42%

Publicado por: Redação

A quatro dias do segundo turno, pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta a estabilidade no cenário da corrida presidencial: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro (PL). A diferença é de seis pontos entre os dois e oscilou um ponto para cima a favor do petista. No último levantamento, na semana passada, Lula tinha 47% e Bolsonaro, 42% – Além deles, segundo a Quaest, 5% afirmam que ainda estão indecisos e outros 5% dizem que irão votar em branco ou nulo. Desconsiderando esses eleitores, na simulação dos votos válidos, Lula teria 53% e Bolsonaro, 47%. O resultado mostra uma convergência entre os principais institutos de pesquisa, que apontam para uma eleição acirrada, mas com leve vantagem para Lula.

A Genial/Quaest, entretanto, divulga também um resultado considerando apenas aqueles eleitores com maior probabilidade de irem às urnas. Esse procedimento minimiza os efeitos que a abstenção pode ter na eleição. Segundo esse modelo, a eleição estaria mais apertada em votos válidos: Lula teria 52,1% e Bolsonaro 47,9% das intenções de voto.

Continua depois da publicidade

Nos estratos de renda, Lula conseguiu equilibrar a disputa entre os mais ricos: ele foi de 39% para 44% segundo a pesquisa Genial/Quaest. Na última semana, o petista tem feito acenos aos eleitores de centro, escalando o ex-governador Geraldo Alckmin e a senadora Simone Tebet para eventos da campanha. Na última segunda-feira, participou de evento em São Paulo que contou com a presença de economistas liberais, como Pérsio Arida e Henrique Meirelles.

Na divisão por religião, o ex-presidente Lula permanece à frente entre os católicos, com 54% das intenções de voto. Entretanto, entre os evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro voltou a abrir vantagem, indo de 56% para 61% das intenções de voto.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou pessoalmente 2.000 eleitores entre 23 e 25 de outubro em 120 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-00470/2022.

7% ainda admitem mudar de voto; maioria espera vitória de Lula

Apesar da proximidade da eleição, 7% responderam que seu voto ainda pode mudar. Segundo a pesquisa, a escolha de 92% dos entrevistados já é definit. A certeza de voto tanto em Lula quanto em Bolsonaro oscilou negativamente: no caso do petista, foi de 94% para 92%, enquanto para o atual presidente ela foi de 97% para 94%.

O levantamento também questionou os eleitores sobre o principal motivo da escolha. Os resultados apontam que, tanto eleitores de Lula quanto de Bolsonaro se dividem entre votar a favor do seu candidato ou contra o adversário. Entre os eleitores do petistas, 49% dizem que estão votando para eleger Lula, enquanto 46% dizem que votam para tirar Bolsonaro. No caso de Bolsonaro, os números são parecidos: 48% dos bolsonaristas dizem votar para evitar o retorno do PT, enquanto 46% votam para eleger Bolsonaro.

Ainda de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, a maioria da população acha que o vencedor da eleição será o ex-presidente Lula. Essa é a opinião de 49% dos eleitores ouvidos pelo instituto, enquanto 36% diz que acham que Bolsonaro irá ganhar. Outros 15% não sabem.

O percentual que espera a vitória do petista, entretanto, vem caindo. Na última pesquisa, eram 53%. Por outro lado, mais eleitores acham que Bolsonaro será eleito. Na semana passada, eram 32% e hoje são 36%.

O Globo

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade