CONAF/FENAF 2022 consagra a indústria brasileira de fundição no cenário mundial

Publicado por: Redação

Entre os dias 13 e 16 de junho, 4.726 profissionais do setor de fundição prestigiaram o CONAF/FENAF 2022 – Congresso e Feira Latino-Americana de Fundição, organizados pela ABIFA – Associação Brasileira de Fundição – Após três anos desde a última realização, a 19ª edição da Feira foi a primeira presencial do segmento desde o início da pandemia, consagrando-se como o evento do “aperto de mãos” do setor.

Cacídio Girardi, presidente da entidade, inaugurou oficialmente o evento, desejando que boas práticas sejam sempre compartilhadas, visando à competitividade da fundição brasileira, que vive excelente momento, com crescimento estimado de 20% em 2022.

Continua depois da publicidade

Entre os expositores presentes, a FENAF 2022 reuniu fundições e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, vindos da Itália, Alemanha, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos, além do Brasil.

Os relatos destes expositores foram unânimes sobre a excepcional qualidade técnica dos mais de 4.700 visitantes nos quatro dias de evento, entre gerentes (20%), diretores (18%), técnicos (16%), engenheiros (14%) e presidentes/CEO (5%), originários da Europa (Itália, Alemanha, Suécia), América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile) e Ásia (China), assim como dos principais polos de fundição do Brasil (Estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além o Nordeste do pais).

A motivação destes visitantes também contribuiu para a satisfação dos expositores e sucesso da FENAF 2022: A necessidade de investir, melhorar a produtividade e competir com mais igualdade no mercado internacional, minimizando os prejuízos inerentes ao Custo Brasil.

Essa visão é inclusive uma das bandeiras da atual gestão da ABIFA, presidida por Cacídio Girardi: “O aprimoramento técnico de nossas fundições deve ser prioridade. A inovação é a alavanca para o crescimento. Com a inovação em produtos, processos, equipamentos e capital humano, teremos a fundição sustentável que o mundo globalizado requer”.

A mesma tônica foi observada no CONAF 2022 – Congresso ABIFA de Fundição, cujo tema central foi: “A Fundição e seus Desafios”.

As 35 palestras divididas em quatro dias de Congresso foram ministradas por palestrantes de oito países: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Turquia, Dinamarca, Canadá e México, contando com a participação de 180 inscritos.

Na sequência, confira alguns highlights do CONAF/FENAF 2022, que corroboram o sucesso de mais uma edição do evento.

SIFUMG

 “A presença do SIFUMG – Sindicado da Indústria de Fundição de Minas Gerais na FENAF 2022 teve por objetivo divulgar o polo de produção de utensílios domésticos do Centro-Oeste mineiro para o Brasil. A FENAF se tornou um evento de extrema importância para a divulgação da fundição brasileira ao mundo”.

(Afonso Gonzaga, presidente)

ALUFERRO

“A FENAF nos proporcionou expor os nossos produtos, além de contatar potenciais parceiros, fornecedores e clientes”.

(Vítor Pinheiro, sócio-proprietário)

 

Carlos Quintella – Autor da palestra magna do CONAF 2022

“A escolha do tema do CONAF 2022: A Fundição e seus Desafios, foi uma decisão muito acertada. Ela permitiu abrir uma boa discussão sobre a necessária busca de oportunidades, que devemos observar e perseguir.

Os trabalhos apresentados tiveram um bom balanço entre aspectos técnicos e operacionais, permitindo aos participantes uma reflexão das suas práticas na busca do aprimoramento de suas operações.

A participação expressiva de palestrantes internacionais (12 ao todo) fez uma contribuição apreciável ao nosso segmento no Brasil, proporcionando a troca de experiências sobre os avanços tecnológicos em outros mercados e gaps que deverão ser trabalhados.

A Indústria 4.0 ou Fundição 4.0 foi um tema muito bem abordado por vários palestrantes, deixando claro que temos que nos posicionar de forma estratégica com relação a esse tema”.

(Carlos Quintella, sales & marketing diretor/North America market, da Künkel-Wagner)

Corona Cadinhos

“A FENAF 2022 foi uma grata surpresa. Nós tivemos e sentimos que havia um interesse e uma vontade represada dos amigos e clientes para um encontro e para saber como está o mercado. Tivemos um bom movimento de interessados”.

(Renê R. Penteado, gerente comercial)

Eco Sand | Künkel Wagner

“Para nós, a FENAF 2022 significou uma retomada, aproveitando o bom momento do mercado brasileiro”.

(José Roberto, diretor-técnico comercial – Eco Sand)

“A exemplo das recentes feiras realizadas nos Estados Unidos e Índia, a FENAF não deixou a desejar.

Tivemos visitas importantes e discussões interessantes, que claramente indicam que vai sim haver investimento no setor.

Além dos projetos potenciais que temos aqui no Brasil, dois novos surgiram durante feira”.

(Gelson Günther-Montero, Head of R&D – Senior Manager International Sales – Künkel Wagner)

Euromac América Latina

“A FENAF 2022 superou as expectativas da Euromac com relação à visitação e qualidade das visitas recebidas.

Nesta edição, recebemos mais de 100 fundições brasileiras e sul-americanas, buscando inovações tecnológicas para as suas plantas. Também observamos uma preocupação crescente com relação à competitividade e aumento da produtividade, com consequente redução dos custos produtivos, tanto para mão-de-obra como para insumos.

Outra constatação que a FENAF nos proporcionou foi o otimismo muito grande dos fundidores e perspectivas muito positivas para os próximos anos, mantendo o nível de ocupação atual e projetando crescimento em termos de capacidade produtiva no Brasil, tanto para o segmento de ferrosos, como de não ferrosos.

A FENAF 2022 realmente foi um sucesso e temos a certeza da realização de ótimos negócios posteriormente à feira”.

(Reginaldo Andrade, gerente comercial)

Fundição Santa Clara

 “A FENAF 2022 foi uma oportunidade única de contato com empresas multinacionais do setor, para a troca de experiências e potenciais negócios”.

(Sander Nicomedes, diretor-comercial)

Inductotherm Group

“A FENAF 2022 foi uma grande oportunidade para revermos clientes e amigos, além de levarmos a tecnologia da Inductotherm ao mercado de fundição, que está bastante aquecido.

Todos os dias da feira foram bastante ativos, com visitas de clientes procurando novidades e inovações para incorporar em suas fundições. Equipamentos foram negociados e diversas consultas para análise de upgrade foram realizadaCs”.

(Fernando Mauri, Gerente Comercial Melting)

Isoaço

 “Estar na FENAF foi de grande importância para fortalecermos o nosso vínculo com os nossos parceiros”.

(Priscila Ribeiro, sócia-diretora)

Jalice

“Para a Jalice, foi uma experiência fantástica expor os seus produtos em uma feira desse porte”.

(Patrícia Medeiros, diretora)

Körper

“A nossa participação na FENAF 2022 foi um sucesso!

Foi uma das melhores FENAF dos últimos anos. Muitas empresas que nos visitaram têm perspectiva de novos investimentos. Também conseguimos atualizar os contatos de muitas fundições, além de recebermos visitas de clientes antigos”.

(Edilaine Albuquerque, analista de vendas)

Küttner do Brasil | Küttner No Bake Solutions

“A participação da empresa na FENAF 2022 foi uma ótima oportunidade para apresentar nosso portfólio completo de equipamentos e sistemas para a indústria de fundição, que se encontra em um momento de aumento de produção e, consequentemente, de estudos de novos investimentos.

A feira teve visitação expressiva de diversos players do setor de fundição, nos proporcionando importantes e produtivos contatos com grande potencial de geração de negócios em um futuro próximo.

Dentre as diversas reuniões realizadas, recebemos o sr. Pedro Sousa, diretor da Fundição Santana (Cláudio-MG), com o qual negociamos o fornecimento de um misturador Speedmullor modelo 75B, com capacidade para até 36 t/h, que será fabricado e entregue ainda dentro deste ano”.

(Hilário G. Araújo, gerente de vendas – Fundição)

Magma

“A participação da empresa na FENAF 2022 é uma resposta muito positiva sobre o trabalho que a Magma vem fazendo ano a após ano, e que se reflete diretamente na feira. O sentimento é de dever cumprido diante de nossos clientes e parceiros. A feira é sempre uma oportunidade de relacionamento entre os clientes, prospects e parceiros.

Nós, da Magma, estamos muito orgulhosos do trabalho que vem sendo realizado ao longo de todas as edições da FENAF”.

(Fabio Rola, diretor)

MSP

 “A FENAF foi uma oportunidade única para a MSP apresentar novos produtos e interagir com nossos clientes e fornecedores”.

(Márcio Sturaro, diretor

 Servtherm

“A presença da Servtherm na feira foi muito positiva e surpreendente. Tivemos visitas de clientes com projetos novos logo no primeiro dia da FENAF 2022, o que nunca havia acontecido em outras feiras”.

(Adão de Jesus Santos, diretor presidente)

Sinto Brasil

“A FENAF 2022 superou nossas primeiras expectativas. Tivemos uma boa presença de público, com contatos de qualidade e a perspectiva de novos negócios, bem como a certeza da continuidade da parceria com nossos habituais clientes, que nos prestigiaram com suas presenças.

A possibilidade desse contato mais próximo e presencial fez com que a feira fosse esse instrumento de renovação do segmento projetando um futuro mais promissor”.

(Julius Cesar do Nascimento, CEO & Presidente)

 

Em breve: matéria sobre as industrias de Divinópolis e região que participaram da FENAF

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade