Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) retoma estudo para tratamento de arritmias cardíacas

Publicado por: Redação

Buscando proporcionar uma assistência cada vez mais completa aos seus clientes, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, retomou, neste ano, a realização de um procedimento que é capaz de diagnosticar e entender o mecanismo de arritmias cardíacas, podendo tratar ou até mesmo curar alguns casos. O Estudo Eletrofisiológico com ablação é um procedimento minimamente invasivo, sendo realizado de forma simples e seguro, sem cortes e pontos, onde cateteres compostos por eletrodos em suas extremidades são introduzidos pelas veias femorais, localizadas na virilha, até o coração. 

Já a ablação é indicada em situações onde são identificados focos ou circuitos elétricos anormais, que originam as arritmias. A ablação consiste na eliminação dos focos de arritmia, seja pela aplicação de energia sob a forma de calor (radiofrequência) ou frio (crioterapia/crioablação), sem danificar as estruturas do coração.

Continua depois da publicidade

De acordo com o médico cardiologista, Dr. Daniel Sousa, além da possibilidade de cura de muitas arritmias, o estudo eletrofisiológico e ablação pode contribuir para a melhora da qualidade de vida de pacientes com arritmias sintomáticas, além de reduzir ou eliminar a necessidade de medicações. “O estudo também é recomendado para diagnosticar arritmias não documentadas, em pacientes com sintomas sugestivos de arritmias. Por meio dele, também podemos estratificar a gravidade de algumas arritmias, inclusive estratificar o risco de morte em pacientes já portadores de cardiopatias graves”, acrescentou.

 

Foto: Divulgação/CSSJD

 

O procedimento é realizado com o paciente sedado e em jejum, sendo feito em um local específico no Centro Cirúrgico da instituição. A recuperação pode levar de três a cinco dias, e após esse período, o paciente está liberado para as atividades de rotina. No entanto, as atividades físicas podem ser retomadas após um intervalo que pode durar de 7 a 15 dias. Para o Dr. Daniel, o suporte oferecido pelo CSSJD, por meio de sua estrutura e seus profissionais, também é um diferencial para a realização do procedimento. “O Complexo de Saúde São João de Deus é extremamente capacitado para a realização do procedimento, contando com uma vasta e tecnológica rede de equipamentos que ajudam a tornar o procedimento mais seguro e efetivo”, detalhou.

A retomada na realização deste procedimento não representa somente mais um exemplo de serviço voltado para a melhor qualidade de vida do paciente, mas também um exemplo prático de alguns dos valores da instituição, em que a visão inovadora de seus profissionais tem apenas um objetivo: ter o cliente como o centro do cuidado.

 

Divinews – Publipost

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade