Covid-19: Anvisa e Ministério da Saúde podem oferecer testes para ser feitos exames em domicilio

Publicado por: Redação

Milhares de pessoas já tiveram de recorrer aos postos de saúde e farmácias para realizar o teste da covid-19 no Brasil, desde o início da pandemia, em março de 2020. Os exames eram exigidos para comparecer em estádios de futebol, shows e outras atrações, enquanto a população não completava o esquema vacinal. Porém, a tão pecada falta da testagem em massa pode estar com os dias contados. De acordo com informações, o Ministério da Saúde vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta semana uma autorização para o uso de autoteste do Coronavirus. Outros países já utilizam esse teste para agilizar o diagnóstico da doença.

Atualmente, a venda do autoteste não é liberada no Brasil. O exame pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. O autoteste, no entanto, tem sensibilidade menor do que outros exames, como o RT-PCR, e está sujeito ao erro do paciente não treinado.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo informações oficiais, a Anvisa no entanto ainda não recebeu uma solicitação formal por parte do Ministério da Saúde.

Na última sexta-feira (7), a Anvisa publicou uma Nota sobre as regras atuais que só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde(…)”, explanou a Nota.

Continua a Anvisa. “Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos.”, concluiu.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade