Divinópolis – Urgente: CEMIG abrirá comportas da barragem de Cajuru e região baixa do Bairro do Candelária será inundada (video)

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis, por meio de um vídeo com a vice-prefeita Janete Aparecida (PSD) e o secretário de Trânsito e Transporte, Lucas Estevam, pediram para a população ribeirinha do bairro Candelária deixar suas casas imediatamente.

O pedido se deve a abertura das comportas da barragem da Companhia Energética de Minas Gerais em Carmo do Cajuru, onde o volume está no limite. Devido a isso, haverá uma enorme vazão de água no Rio Itapecerica nas próximas horas.

Continua depois da publicidade

No comunicado, é suplicado que os moradores saiam dos imóveis o quanto antes e leve somente o necessário, como documentos, receitas médicas e os medicamentos em si. Os munícipes dessa região devem procurar abrigo nas casas de parentes ou nas casas de acolhimento divulgadas pela própria Prefeitura.

A CEMIG emitiu a seguinte Nota. “Devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária na terça-feira), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s. Será feito um primeiro patamar de ampliação às 14:00 para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia. As Defesas Civis municipais e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao Rio deixe suas casas.”, diz o comunicado.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Roberto Silveira disse:

    É cada uma viu? A Barragem de Carmo do Cajurú não tem nada a ver com o Rio Itapecerica e sim com o Rio Pará. A água no encontro dos dois rios é abaixo do bairro Candelária e não afeta em nada o bairro.

  2. Anônimo disse:

    Onde a barragem do cajuru que está no Rio Pará tem haver com o Rio Itapecerica?
    Eles se encontram bem abaixo do Candelária.

  3. Magno disse:

    E ainda tem coragem de contar taxa de escassez nas nossas contas.

  4. Maria disse:

    Desculpe minha falta de inteligência, mas a vazão de água da barragem em Cajuru não seria no rio Pará? O Itapecerica vai retornar no Candelária? É esse o motivo?

    1. Nicoly disse:

      O rio para está ao lado esquerdo do rio Itapecerica sendo assim tem sim o aumento de água se a água for de grande escala

  5. Anônimo disse:

    Mas a usina desagua no Rio Pará, não?
    Como que o Itapecerica vai subir de nível? A Água vai voltar?
    Fiquei confuso…

    1. Nicoly disse:

      O rio para está ao lado esquerdo do rio Itapecerica sendo assim tem sim o aumento de água se a água for de grande escala

Continua depois da publicidade