CSSJD realiza procedimentos inéditos no tratamento de câncer

Publicado por: Redação

O dia 26 de novembro de 2021 entrou para a história do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), com a realização de dois procedimentos inéditos em Divinópolis. As cirurgias foram realizadas por três conceituados médicos de São Paulo, considerados referência na área de Coloproctologia: os cirurgiões Dr. Rodrigo Perez, Dra. Bruna Vailati e Dr. Guilherme Pagin, com participação dos coloproctologistas do CSSJD, Dra. Fernanda Elias e Dr. Fábio Henrique de Oliveira. O paciente foi um homem, de 52 anos, que está em tratamento contra um tumor de reto inferior, tendo passado por sessões de quimioterapia e radioterapia.

Um dos procedimentos realizados foi a TaTME (Transanal Total Mesorretal Excision – em português, Excisão Total do Mesorreto via Transanal), combinada com a Laparoscopia Abdominal Convencional. O segundo procedimento foi uma Linfadenectomia Lateral Pélvica Laparoscópica, procedimentos comuns, realizados em países como Japão e Coréia do Sul que está sendo implantado no Brasil há quatro anos, sendo padronizado pela equipe de Perez, que foi responsável por treinar os profissionais do CSSJD para a realização destas cirurgias. “Fizemos o desafio de ir para o Japão, aprender a técnica e trazer para o Brasil, para os centros especializados de tratamento de câncer de reto. A técnica (foi desenvolvida) para que pudéssemos oferecer uma melhor qualidade de tratamento para os pacientes”, declarou Dr. Rodrigo Perez.

Continua depois da publicidade

A duração total dos procedimentos foi de nove horas, ambos muito bem sucedidos. A logística foi o principal desafio para a realização dessas intervenções, afinal foram necessárias duas equipes cirúrgicas e uma estrutura complexa. Segundo a médica proctologista, Dra. Fernanda Elias Rabelo, a expectativa é que as cirurgias contribuam para o tratamento de outros pacientes com esse tipo de câncer. “O São João de Deus é referência no tratamento dos tumores em geral, entre eles os tumores do reto. Acreditamos que esse é um grande passo para darmos, de forma adequada, o tratamento para esses pacientes”.

Para o cirurgião Dr. Guilherme Pagin, o sucesso dos procedimentos está diretamente ligado ao treinamento dos profissionais que realizam estas cirurgias. A expectativa é que o paciente fique uma semana internado na instituição, para que a equipe médica possa acompanhá-lo. “Nesse período, a gente aguarda o intestino voltar a funcionar naturalmente, pois leva alguns dias. Mas, de forma geral, não há uma diferença muito grande na adição desse procedimento nas complicações ou no tempo de internação da cirurgia do câncer do reto habitual”, avaliou.

Segundo a cirurgiã, Dra. Bruna Vailati, o caminho do tratamento contra o câncer é muito complexo e longo para os pacientes. Entretanto, as chances de um final feliz para essa história são grandes. “Muitos pacientes, antes de fazer o procedimento cirúrgico, passam por uma série de exames, fazem tratamentos com radioterapia, quimioterapia e só depois vão para o tratamento cirúrgico. Entretanto, temos uma boa experiência em dar alta para esses pacientes e eles ficarem curados dessa doença”, completou.

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, estes procedimentos consolidam ainda mais a instituição como referência estadual e até mesmo nacional. “A partir do momento que realizamos esses procedimentos, estamos mostrando para o país o nosso pioneirismo, inovação e nos colocamos à disposição para desenvolver esta técnica, levando o que há de mais moderno para os cuidados com os nossos pacientes. Somado a isso, seguimos formando nossos profissionais para a realização destes novos e complexos procedimentos, o que nos posiciona entre as mais conceituadas e inovadoras instituições hospitalares no país”, avaliou.

O Complexo de Saúde São João de Deus ressaltou agradecer e parabenizar todos os profissionais envolvidos nos procedimentos, que consolidam a instituição na vanguarda da medicina, levando aos seus pacientes as melhores e mais avançadas técnicas nas diversas especialidades. Tudo isso aliado a uma assistência de excelência, humanizada e com foco na inovação.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade