UEMG volta a ter vestibular próprio em 2022; Estudantes do Enem/Sisu terão 25% das vagas

Publicado por: Redação

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), aprovou, em sessão ordinária realizada no último dia 12 de novembro, a distribuição, para 2022, de vagas de graduação para a seleção de novos estudantes. Segundo a Resolução CONUN nº 524/2021, haverá duas formas de ingresso previstas: o SiSU (que utiliza as notas obtidas no ENEM 2021) e o retorno do vestibular próprio.

Enquanto a primeira modalidade (SiSU) será exclusiva para a ampla concorrência e responderá por 25% do total de vagas oferecidas, o vestibular próprio da UEMG distribuirá as outras 75% em diversas categorias, da seguinte maneira:

Continua depois da publicidade
  • 5% ampla concorrência;
  • 20% inclusão regional;
  • 50% PROCAN.

Os interessados em concorrer às vagas por quaisquer das modalidades deverão aguardar as publicações dos respectivos editais no site uemg.br para conhecerem melhor sobre as modalidades, cronograma e outras informações indispensáveis aos candidatos.

Inclusão Regional

Pensada como forma de assegurar o ingresso dos cidadãos mineiros na UEMG, a categoria de Inclusão Regional poderá ser adotada por candidatos que cumprirem dois critérios simultâneos em sua inscrição no vestibular: ser residente do estado de Minas Gerais e ter cursado o Ensino Médio em instituições de ensino públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).

Os documentos comprobatórios desses quesitos serão anexados oportunamente em sistema específico da Área do Candidato, a ser criada pela Universidade durante o processo seletivo.

 

Foto: Reprodução/UEMG

 

PROCAN

Assim como a categoria de Inclusão Regional, o Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos – PROCAN é uma política institucional de inclusão, atuando na democratização do acesso ao Ensino Superior, e visa à reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, pessoas com deficiência ou que sejam egressas de escola pública e tenham baixa renda, além da população indígena ou dos povos ciganos, em conformidade com a Lei Estadual nº 22.570/2017.

Desse modo, os 50% das vagas a serem oferecidas, via vestibular, para o PROCAN 2022, serão distribuídas nas seguintes categorias:

Categoria I – 21% (vinte e hum por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

Categoria II – 3% (três por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;

Categoria III – 3% (três por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

Categoria IV – 2% (dois por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;

Categoria V – 16% (dezesseis por cento) das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

Categoria VI – 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas com deficiência.

Com exceção das pessoas com deficiência, as demais categorias deverão comprovar tanto a baixa renda quanto a conclusão do ensino médio em escola pública.

As informações sobre os documentos necessários para a comprovação de pertencimento a cada uma das categorias, bem como demais explicações de como concorrer pelo PROCAN, estarão disponibilizadas oportunamente no edital do Vestibular, a ser publicado pela UEMG.

Habilidades Específicas

A Resolução informa, ainda, que os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte, serão avaliados por meio de Prova de Habilidades Específicas. Mediante aprovação nesta etapa, os candidatos poderão participar das Provas Gerais.

Fonte: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade