Prefeito de Itapecerica recebe Medalha Aleijadinho em Ouro Preto

Publicado por: Redação

O prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis “Têko”, foi um dos cinco agraciados, na noite de quinta-feira (18), na cidade de Ouro Preto, com a 43ª Medalha Aleijadinho, que visa valorizar pessoas, instituições e entidades que se destacam na prestação de serviços ou na realização de trabalhos em favor da manutenção, preservação e salvaguarda do patrimônio e da cultura (Veja fotos abaixo). A medalha, tradicionalmente entregue no aniversário de morte do escultor ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, data em que é comemorado o Dia do Barroco Mineiro, é conferida a pessoas indicadas pelo Município de Ouro Preto em memória do maior ícone do barroco luso-brasileiro, que, pelo incomparável acervo artístico deixado, foi declarado Patrono das Artes no Brasil.

A solenidade de entrega da homenagem, precedida por uma Missa em Ação de Graças, aconteceu na Igreja de São Francisco de Assis, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro, considerada obra-prima de Aleijadinho.

Continua depois da publicidade

Confeccionada por alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Medalha Aleijadinho é composta pela “Cruz de Malta”, símbolo lusitano, sobreposta pelos três anjos que evocam a fachada da Igreja de São Francisco e que, historicamente, passaram a ser uma espécie de assinatura do mestre.

 

Fotos: Ane Souz

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade