“Deveria chamar SUS Difícil”, declara Ney Burguer (PSB) sobre vagas públicas no Sistema de Saúde de Divinópolis

Publicado por: Redação

O vereador Ney Burguer (PSB) voltou a trazer à tona em sua fala na reunião ordinária desta quinta-feira (18), a questão da superlotação de pacientes na UPA Padre Roberto em Divinópolis e também sobre a dificuldade em que é para conseguir transferências para os hospitais do município e região Centro-Oeste. Também foi levantado os empecilhos burocráticos para agilizar as cirurgias eletivas, procedimento esse regulado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) da cidade.

 

Continua depois da publicidade

 

De acordo com o parlamentar e registros da Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos 58 pessoas estão acamadas na UPA, yendo 45 classificadas como risco “iminente de morte”, caso não sejam passem por cirurgias em caráter de urgência. “De SUS Fácil não tem nada. Deveria chamar SUS Difícil. É uma vergonha! Não respeitam o sofrimento do povo.”, se indignou o agente político.

O edil esteve na unidade no última feriado, na segunda-feira (15). Na oportunidade ele viu de perto o cenário de calamidade e desespero em que os enfermos e familiares se encontram.

 

 

Mais críticas

O vereador Flávio Marra (PAT) e a vereadora Lohanna França (CDN) foram dois parlamentares que também tocaram no tema e criticaram a má prestação de serviços e irregularidades, além da má gestão sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), órgão o qual já teve o contrato rompido pela Prefeitura de Divinópolis no início de outubro desse ano. A parlamentar do Cidadania no entanto, durante a reunião ordinária de hoje, ressaltou que grande parte desse problema é culpa do Poder Executivo o qual deve fiscalizar o local por meio da Secretaria de Saúde (Semusa).

Entretanto, a atual gestão da UPA ainda será feita pela IBDS até março de 2022, conforme o acordo acertado. Posteriormente, uma nova empresa assumirá a administração da unidade depois de processo licitatório.

Por: Vinícius Xavier

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade