Policia Federal em Divinópolis prende empresários do Grupo de Rede de Postos de Combustíveis Xavante; sonegação passa de 12,5 milhões

Publicado por: Redação

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram hoje, quinta-feira (11) a Operação Policial “OCTANAGEM” para desarticular quadrilha especializada na prática de golpes de estelionato e lavagem de dinheiro – A 11ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, especializada em crimes praticados por organizações criminosas, expediu 13 mandados de prisão temporária, 14 mandados de busca e apreensão e ordens judicias de sequestro e indisponibilidade de bens de 47 pessoas físicas e jurídicas que estão sendo cumpridos nesta manhã pelos dois órgãos federais – Entre os empresários está Adriano e sua esposa, Mariana do Grupo de postos de combustíveis Xavantes

Em valor não atualizado, o prejuízo causado às instituições financeiras Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco do Brasil, Banco Santander e Banco Bradesco ultrapassa 12,5 milhões de reais.

Continua depois da publicidade

O Grupo criminoso possui sedes nas cidades de Divinópolis/MG, Lauro de Freitas/BA e região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

A Representação Regional da Interpol em Minas Gerais identificou a quadrilha responsável pela expedição de mais de três centenas de documentos federais e estaduais ideologicamente falsos. A partir destas informações foram iniciadas as investigações em julho de 2020.

A partir da obtenção e uso de documentos falsos de identidade, carteiras de habilitação e CPF´s, a quadrilha praticou fraudes contra instituições financeiras e posteriormente passou a “lavar” o dinheiro, obtido ilicitamente, em uma rede de aproximadamente 30 postos de combustíveis.

Esta rede possui grande atuação na região centro-oeste mineira e no mercado imobiliário dos estados de Minas Gerais e Bahia.

Realizado minucioso trabalho investigativo pela PF, com auxílio da Receita Federal, foi possível identificar e qualificar os usuários dos documentos, ideologicamente falsos, expedidos em nome de 47 pessoas físicas e posteriormente utilizados em alterações contratuais de 38 empresas registradas nas juntas comerciais de Minas Gerais e Bahia.

Os investigados responderão pelos crimes descritos nos arts. 171, §3º( 1 a 5 anos de reclusão), 299 e 304(1 a 5 anos de reclusão), todos do Decreto Lei 2.848/1940 (Código Penal), art. 2º da Lei nº 12.850/13 (Organização Criminosa – pena de 3 a 8 anos de reclusão) e, em especial, art. 1º da Lei nº 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro – 3 a 10 anos de reclusão).

Após o término do procedimento eles serão encaminhados ao presídio onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

A Policia Federal chegou a sede do Grupo Xavantes, localizado na Rua Rio Grande do Sul por volta das 5 horas da manhã desta quinta-feira (11).

Recentemente o empresário Adriano Jesus dos Santos adotou um bem público de Divinópolis, no Bairro. Ocasião em que recebeu elogios da administração pública municipal.

Na coletiva de imprensa foi detalhada como a quadrilha atuava

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

 

( EM ANDAMENTO MATÉRIA SOBRE O MODOS OPERANDI DA QUADRILHA )

 

Veículos apreendidos

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Geraldo Passos disse:

    Que bom isso veio ser notícia, bandido adotando. Bem público, essa administração é demais, dando parabéns a bandido, tudo isso pra garantir. Um emprego quando acabar o mandato único, kkk

  2. Ricardo disse:

    Olha aí o jornaleco falando de novo da administração.

  3. JOSE ANTÔNIO disse:

    AGORA SÓ FALTA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A MAFIA DOS COMBUSTÍVEIS NA CIDADE ,COM CARTEL DE POUCOS DONOS E VÁRIOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS QUE CONTROLAM OS PREÇOS ABUSIVOS HÁ DÉCADAS!!!! E AGORA COMO VAI FICAR OU ALGUÉM AÍ ACHA QUE SÓ O GRUPO XAVANTE PRATICA ESSAS E OUTRAS IRREGULARIDADES??????

  4. Ursula disse:

    Prefeito de Divinopolis ovaciona bandidos na cidade

    1. Anônimo disse:

      totalmente desnecessario esse comentario seu

Continua depois da publicidade