“Ataques sem provas contra PCMG podem ser investigados e punidos”, declara Delegado sobre acusações na internet do resultado da perícia do segurança morto em Divinópolis

Publicado por: Redação

Na coletiva de imprensa da Polícia Civil de Divinópolis na última sexta-feira (08), para apresentar o laudo pericial sobre a morte do segurança Edson Carlos Ribeiro, agredido por Pedro Lacerda, o delegado Flávio Destro, chefe do 7º Departamento pontuou com exclusividade ao Divinews sobre as críticas direcionadas à Policia Civil nas redes sociais durante as transmissões realizadas pelo site, entre outros veículos de comunicação. Os comentários começaram a partir do momento em que os perítos apontaram como causa da morte de Edson, ele ter tido um mal súbito no coração. 

O delegado Flávio Destro destaca qual o papel da Polícia Civil e pede que haja responsabilidade nas críticas feitas a instituição e as pessoas que lá trabalham. “A primeira coisa que eu gostaria de esclarecer é que a Polícia Civil é uma instituição de Estado e pública, cujo o papel é a investigação de crimes no estado de Minas Gerais. Então as pessoas precisam ter um pouco mais de cuidado, porque a crítica, quando ela é construtiva, ela é válida e ela é bem-vinda. Agora a crítica maldosa. A acusação de fatos que não se provam caracterizam crime.”, destacou.

Continua depois da publicidade

Flávio ressalta por quais crimes as pessoas podem responder. “Nós estamos falando de fake news, calúnia, difamação e injúria. Ainda que feitas pela internet, esses crimes são passíveis de investigação e de punição.”, ressaltou.

O delegado chefe da PC em Divinópolis salienta que a Polícia não trabalha com boatos e sim com diligências baseadas nos trabalhos periciais. “As pessoas precisam entender que a Polícia Civil é técnica. Todos os profissionais são técnicos e trabalham com independência. Os resultados que foram apresentados hoje representam a verdade do que aconteceu. A Polícia Civil não inventa nada. A Polícia Civil não tem bola de cristal. Nós não achamos nada. A Polícia Civil investiga e apresenta ao Judiciário o resultado dessa investigação.”, salientou.

O delegado Flávio então descreve sobre os rumores iniciais a respeito do ocorrido e como a disseminação de tais entendimentos mobilizaram a opinião pública. “Criou-se algumas narrativas em torno desse caso, que talvez tenha levado parte do público, das pessoas, a esperarem um resultado diferente dessas investigações. Mas a Polícia Civil, repito. Ela não inventa nada. Ela apura e traz a tona aquilo que aconteceu. Então a perícia, o laudo pericial, está dentro do inquérito. Não foi invenção de ninguém. A não utilização do soco inglês está comprovada através das provas periciais e das provas testemunhais. A Polícia Civil não inventou essa história. A Polícia Civil foi provocada. E a partir do momento que ela tomou conhecimento do crime ela iniciou o seu trabalho. Repito. Trabalho técnico, imparcial e responsável.”, descreveu.

Destro volta a questão das críticas recebidas. “Portanto, nós estamos sim sujeitos a críticas, como toda instituição pública está. Mas que sejam críticas construtivas e que as pessoas possam contribuir com o aperfeiçoamento dos trabalhos da Polícia Civil. Toda crítica construtiva que venha para acrescentar algo de bom, ela sempre será bem-vinda. Então as pessoas precisam tomar cuidado e evitar ataques pessoais. Pessoas que não conhecem os profissionais que atuaram no caso. E também que evitem atacar a instituição. As pessoas precisam respeitar a Polícia Civil. Se vierem a criticar que sejam críticas construtivas, que nos auxiliem a melhorar a realização do nosso serviço. E que críticas infundadas, críticas maldosas, maliciosas e as vezes até criminosas podem ser investigadas e eventualmente punidas. Isso que gostaríamos de acrescentar nesse contexto todo da coletiva de hoje.”, concluiu o delegado.

Como fica a situação do Pedro Lacerda

Em razão dos fatos iniciais, Pedro Lacerda teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Mauro Riuji Yamane, um dia após o ocorrido, após uma audiência de custódia no Fórum de Divinópolis. O autor da agressão foi encaminhado ao Presídio Floramar, onde ainda se encontra, conforme apurado.

Com a reviravolta no caso, o advogado de Pedro, William Gomes Melo solicitou a revisão da decisão na Justiça e pede a soltura do cliente, mas ainda aguarda o parecer do judiciário. O encaminhamento da denúncia e a sequência dos trâmites penais seguem a correr. Segundo os delegados, não está descartada a hipótese a revisão judicial para uma denúncia por agressão leve, o que pode deixar a pena mais leve. O Divinews continua a acompanhar os próximos desdobramentos.

Com: Vinícius Xavier

 

Delegado Flávio Destro sobre os ataques à Policia Civil na internet

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Uai onde estao as pessoas que gosta de MIMIMI, fala agora que a PC não presta, que é pizzaria.

    kkkkk

  2. Elimara disse:

    Faz-me rir 🤣 🤣🤣 kkkkk, até a polícia querendo colocar mordaça na boca do povo, hilário 🤣, parecendo criança, não sabe receber críticas negativas? KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkk ah nem!

Continua depois da publicidade