Restrições em função da pandemia covid-19 provocam fechamentos de dezenas de empresas no Centro de Divinópolis

Publicado por: Redação

Depois de ficar quase dois meses consecutivos na Onda Roxa, Divinópolis entrou neste sábado (08), na terceira semana na Vermelha do Programa Minas Consciente. A situação sanitária no município tem tido um ” efeito sanfona”, por suas idas e vindas entre flexibilizações e restrições, desde o mês de março de 2020, quando a cidade tomou de fato consciência da gravidade da pandemia da covid-19. Já no mês seguinte, em abril registrou o  primeiro caso de óbito de Minas Gerais, em Divinópolis, de uma médica de 47 anos que tinha retornado da Itália – país que naquela ocasião era o epicentro do vírus.

Entre as permissões e restrições de acordo com as ondas do Minas Consciente, diversos segmentos tem encontrado dificuldade de garantir seus funcionamentos, afinal, a grande maioria não são considerados como serviços essenciais e todos observam a situação do contágio da doença na cidade. Nesse vai e vem, muitos tiveram que fechar em definitivo em todos os segmentos e independentemente do tempo de mercado.

Continua depois da publicidade

O Divinews ao fazer um levantamento dos estabelecimentos comerciais fechados, constatou um bom movimento de vendas na região central da cidade nesta última sexta-feira (07), em suas principais vias comerciais, como a Avenida 1° de Junho, Rua Pernambuco e Rua Goiás. Apesar da pandemia, havia um grande fluxo de pessoas nas ruas, possivelmente motivado por ser o primeiro fim de semana após o quinto dia útil, data em que os trabalhadores recebem seus salários, somado ao fato do movimento de vendas que antecedeu o Dia das Mães.

Contudo, como contraponto ao grande fluxo de pessoas nas ruas, em consequência da crise econômica provocado pela pandemias da covid-19, e as restrições de funcionamento imposta por ondas restritivas, muitas empresas encerraram suas atividades e os imóveis encontram-se com placas de “aluga-se” de várias imobiliárias disputando o mercado de locação, totalizando 65 imóveis que estavam sendo oferecidos pelas imobiliárias,  Achei, Casa Nova, Francisco Imóveis, Gerais Imobiliária, Somar e a Porto Seguro. Nas três ruas percorridas, os alugueis de acordo com pesquisa do Divinews variaram de R$ 1 mil até R$ 10 mil reais.

O número de empresas fechadas no entanto é possivelmente bem maior que os imóveis encontrados nas três principais vias comerciais da cidade, já que não foram pesquisadas as ruas transversais, deste a Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Paraná, como a Rua Antonio Olímpio de Morais, a Avenida 21 de Abril e a Avenida Sete de Setembro, e nem tão pouco os comércios de outros bairros próximos.

O Divinews tentou fazer um levantamento junto às entidades patronais de classes, como a ACID e CDL, porém nem elas detinham informações dos registros das baixas de empresas, do encerramento de de suas atividades, isso por que muitas delas demoram dar baixa na junta comercial e oficialmente informar as entidades patronais.

 

Com: Geraldo Passos

Fotos: Vinícius Xavier

 

[foogallery id=”106255″]

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anonimo disse:

    Cada idiota que se manifesta aqui, da medo fe tanta ignorancia . Lembra do que pregavam ? A economia a gente vê depois. A conta esra chegando. Quanto a vacina , e bom lembrar que pra se criar uma vacina segura sem qualquer duvida de uso , seria necessario de 8 a 10 anos. E muito facil criticar , mas eu pergunto: e se o presidente tivesse comprado a vacina que nao tinha sido autorizada pela Anvisa , e os efeitos colaterais fosse danosos? Responda ai , prifeta do acontecido.

  2. JARDEL ANTONIO DE SOUZA disse:

    A mídia, Divinews por exemplo, estimulou o lockdown, agora vem com essa matéria sensacionalista,

    Que vergonha,
    Uma hora a conta chega.

  3. é nós ou eles? cortaram as tetas... disse:

    sem saber muito…sei que varias lojas que ocuparam estes pontos comerciais nas fotos postadas apenas mudaram se de endereço devido ao valor de aluguel e a falta de entendimento do proprietário do imóvel haja visto o cenário e dificuldade comercial. Vcs fizeram ou farão tbm o levantamento de qtas empresas ou mei foram criados nessa mesma época? vao em lojas especializadas em vendas de maquinário para empresas (Memil é uma delas) e informe como foi o movimento pra eles…. falta equipamentos nos fornecedores… principalmente os de cozinha…

  4. Tira gosto disse:

    Só falo uma coisa:
    Seu comércio tá fechado pq o Bozo não comprou a vacina ”
    Foram 11 propostas.

    1. Anonimo disse:

      Cada idiota que se manifesta aqui, da medo fe tanta ignorancia . Lembra do que pregavam ? A economia a gente vê depois. A conta esra chegando. Quanto a vacina , e bom lembrar que pra se criar uma vacina segura sem qualquer duvida de uso , seria necessario de 8 a 10 anos. E muito facil criticar , mas eu pergunto: e se o presidente tivesse comprado a vacina que nao tinha sido autorizada pela Anvisa , e os efeitos colaterais fosse danosos? Responda ai , prifeta do acontecido.

Continua depois da publicidade