ENADE/MEC divulga notas de Faculdades e Universidades da Região Centro-Oeste; três ficam acima e quatro na média


A divulgação da classificação do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade), nos dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elenca as notas das instituições de ensino superior no Brasil, constatou que oito faculdades e universidades da Região Centro-Oeste mineira não alcançaram a pontuação máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), tendo alternado entre Nota 2 e Nota 4 na avaliação educacional brasileira.

Dentre as instituições avaliadas nas cidades da região, o Centro Universitário UNA, o Centro Universitário de Formiga e o Campus Dona Lindu da UFSJ obtiveram Nota 4, na média, entre 1 e 5; com a Nota 3, ficaram a Faculdade Pitágoras, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade de Itaúna (UIT). A Faculdade Presidente Antônio Carlos, em Arcos, recebeu a Nota 2, qualificada como insatisfatória pelo MEC.

Segundo o levantamento, 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos avaliados da instituição (IGC) em 2019, atingiram notas 4 e 5, o que totaliza mais 70% delas. A publicação ocorreu no fim de abril e avaliou mais de 2.000 faculdades e universidades em todo Brasil.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e o MEC, os cursos são avaliados uma vez a cada três anos. Caso as instituições de ensino obtenham notas insatisfatórias, sendo elas 1 ou 2, os espaços podem receber penalizações e ficarem impedidas de abrir novas vagas para cursos já institucionalizados ou até mesmo ficar proibida de de abrir novas modalidades de ensino nos ambientes acadêmicos.

Vinícius Xavier

Formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis. Com 10 anos de carreira, entrou no Divinews em fevereiro de 2021. Cobre várias frentes, sendo atualmente repórter multieditorial. Tem interesse em pautas da ciência, cultura, entretenimento, futebol e política.

3 comentários em “ENADE/MEC divulga notas de Faculdades e Universidades da Região Centro-Oeste; três ficam acima e quatro na média

  • 3 de maio de 2021 em 23:12
    Permalink

    Uma matéria sobre educação e o mês de abril está escrito com u.

    Resposta
    • 4 de maio de 2021 em 18:58
      Permalink

      Pedimos desculpas pelo erro. Já foi corrigido.

      Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!