ENADE/MEC divulga notas de Faculdades e Universidades da Região Centro-Oeste; três ficam acima e quatro na média

Publicado por: Redação

A divulgação da classificação do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade), nos dados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elenca as notas das instituições de ensino superior no Brasil, constatou que oito faculdades e universidades da Região Centro-Oeste mineira não alcançaram a pontuação máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), tendo alternado entre Nota 2 e Nota 4 na avaliação educacional brasileira.

Dentre as instituições avaliadas nas cidades da região, o Centro Universitário UNA, o Centro Universitário de Formiga e o Campus Dona Lindu da UFSJ obtiveram Nota 4, na média, entre 1 e 5; com a Nota 3, ficaram a Faculdade Pitágoras, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade de Itaúna (UIT). A Faculdade Presidente Antônio Carlos, em Arcos, recebeu a Nota 2, qualificada como insatisfatória pelo MEC.

Continua depois da publicidade

Segundo o levantamento, 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos avaliados da instituição (IGC) em 2019, atingiram notas 4 e 5, o que totaliza mais 70% delas. A publicação ocorreu no fim de abril e avaliou mais de 2.000 faculdades e universidades em todo Brasil.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e o MEC, os cursos são avaliados uma vez a cada três anos. Caso as instituições de ensino obtenham notas insatisfatórias, sendo elas 1 ou 2, os espaços podem receber penalizações e ficarem impedidas de abrir novas vagas para cursos já institucionalizados ou até mesmo ficar proibida de de abrir novas modalidades de ensino nos ambientes acadêmicos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Uma matéria sobre educação e o mês de abril está escrito com u.

    1. Divinews disse:

      Pedimos desculpas pelo erro. Já foi corrigido.

Continua depois da publicidade