Vereador de Divinopolis diz que Ministério Público é favorável ao tratamento precoce à Covid; Edil sugere que Prefeitura oferte medicamentos à população

Publicado por: Redação

Também na Reunião Ordinária desta quinta-feira (15), o vereador Eduardo Azevedo (PSC)  voltou a insistir no tema da denúncia que o munícipio sofreu pela readequação às normas sanitárias previstas na Onda Roxa, do Plano Minas Consciente. Inflamado, o edil se mostrou revoltado com o o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Warlom Carlos Elias, que no entendimento dele seria o autor oficial da representação junto ao MP  – Com a participação da ex candidata a prefeita, Laiz Soares (Solidariedade) e a vereadora Lohanna França (Cidadania), como indevidamente tem circulado em disparos nas redes, e comprovadamente é fake, isso por que o autor da ação é o próprio Estado, por meio da Advocacia-Geral do Estado (AGE).

 

Continua depois da publicidade

 

Ele iniciou o discurso. “(…)O tema que foi mais debatido nessa tarde aqui na Câmara foi justamente a atitude covarde, do nosso presidente da Conselho Municipal de Saúde. Warlom Carlos Elias. Você está satisfeito com a situação que você promoveu agora? Warlom, a eleição já passou, cara. As campanhas eleitorais findaram em novembro e o seu candidato perdeu a eleição. Então eu vou dizer o seguinte. Aceita que dói menos. Você tá prejudicando é uma cidade inteira. E você é tão hipócrita, não só você, como ex candidatos a prefeito que ficam aí nas redes sociais debatendo contra o governo, que são a favor do fecha tudo. (…)”, suscitou ao presidente da CMS.

Eduardo ao exemplo do vereador Flávio Marra e de outros edis que não pouparam o Governo do Estado, em críticas na pessoa do governador Romeu Zema (novo), questionou ao gestor estadual. “(…)Mas antes de entrar no assunto mais polêmico do Zema, eu quero trazer pra vocês, esses dados aqui (apresenta dados da ocupação de leitos. Quero chamar a sua atenção somente para Belo Horizonte e Divinópolis. No próximo sábado, ele vai decretar avanço da Onda Vermelha para quase todo estado. O Zema, eu quero fazer uma pergunta para você. Qual é o seu problema com Divinópolis? Cara, não dá para entender. Só pra vocês terem noção com esses dados que eu apresentei aqui que tá lá no site do Governo de Minas.”, criticou Eduardo.

 

 

Vereador Eduardo Azevedo (PSC) apresentou dados da ocupação dos leitos da rede hospitalar em Minas Gerais e traçou comparativo entre índices de Belo Horizonte e Divinópolis, afim de criticar o avanço da capital BH à Onda Vermelha e a permanência de Divinópolis na Onda Roxa. | Foto: Reprodução/CMD

 

Em seguida, o vereador amostrou um registro comparativo entre Belo Horizonte e Divinópolis quanto a ocupação geral de leitos e indagou ao governador porque a cidade continuará na Onda Roxa e a capital não. “(…)Belo Horizonte tem 90,8% de ocupação geral dos leitos de UTI, Ocupação das Enfermarias de leitos em BH, 80,47%. Divinópolis tem, leitos na UTI 88,57%. Tá abaixo de Belo Horizonte. E, leitos de Enfermaria, 61,52%. A nossa taxa tá abaixo de BH E qual o motivo da nossa cidade continuar na Onda Roxa? Zema, você não vai com a cara de Divinópolis? Seria retaliação política com a cidade? Igual todos aqui falaram, você teve 90.000 votos em Divinópolis e por que a nossa cidade vai continua na Onda Roxa. Fico por entender por que os comerciantes tem que pagar o pato.(…)”, indagou o vereador.

“Lockdown não funciona porcaria nenhuma”

Em sequência, o vereador Eduardo Azevedo retornou com o argumento das reuniões anteriores, que questionou a eficiência do lockdown. Segundo ele, os números da cidade em relação a pandemia abaixaram nos últimos dias. Porém como o Divinews já levantou mais cedo, os índices de contágios, casos confirmados e principalmente de óbitos nunca foram tão altos em toda pandemia, como em abril deste ano. “Agora eu vou falar pro Warlom né, que foi o denunciante aí da semana. Warlom você é a favor do fechar tudo. Tem uma outra ex candidata a prefeita aí também que é a favor de fechar tudo. Só pra você ter noção. Esses dados aqui, esses dados aqui abaixaram com o comércio aberto.  Esses dados que Divinópolis está abaixo de Belo Horizonte foram durantes esses dias que houve a flexibilização. Tá vendo que lockdown não funciona pra porcaria nenhuma? Ainda mais quando se trata de um país de terceiro mundo que é o Brasil. Então para de deixar o comerciante pagar a conta. Especialmente os donos de academia. Especialmente os donos de são de beleza e barbearias. Me explica como o vírus se espalha num salão de beleza? Sendo que o atendimento deles é agendado. Isso é covardia, Zema. Qual que é seu problema?”, provocou ao governador.

 

 

O edil então voltou a provocar o presidente do Conselho Municipal de Saúde e sugeriu que ele ficasse sem receber o seu salário, enquanto a cidade estiver com as limitações sanitárias. “E agora Warlom? Você tá satisfeito com o que você fez? Você provocou tanto o Ministério Público, provocou tanto que ontem saiu a liminar e agora a cidade tá fechada. O seu salário, Warlom, tá garantido no final do mês. O seu tá. Mas sabe qual que é o meu grande medo, o meu grande receio? É que nesse abre e fecha alguns não consigam mais voltar. Sabe o que tinha que acontecer? É refletir no seu bolso, Warlom. Refletir no bolso de quem é a favor de fechar o comercio. Porque enquanto seu salário tá caindo, tá garantido, é muito bom, é muito tranquilo. É muito fácil mandar fechar!”, exclamou.

 

 

O vereador novamente direcionou sua fala ao governador Zema e perguntou se ele tem alguma rixa com o município. “Eu quero chamar a atenção, Zema. Fica aí a nossa indignação. Por que que grande parte do estado vai voltar pra Onda Vermelha e Divinópolis não. Sendo que os nossos dados de ocupação geral estão abaixo de Belo Horizonte. Quase todo estado vai voltar pra Onda Vermelha, mas a nossa região não. Aí eu pergunto, qual que é o seu problema com a cidade, Zema?(…) (repete dados de ocupação geral entre capital e município). O povo de Divinópolis não aguenta mais não, Zema. Esses dados que tô apresentando aqui, dessa baixa dos números, eles se fizeram com o comércio aberto.

 

O edil registrou no plenário uma Moção do Senado Italiano aprovada no último dia 08 de abril, a respeito do tratamento precoce, para defender o uso dos medicamentos contra à Covid. | Foto: Reprodução/CMD

 

Senado Italiano e moção de tratamento precoce

Eduardo em continuidade na tribuna apresentou uma moção do Senado da Itália, que de acordo com o registro segurado em suas mãos, daria oportunidade ao povo italiano de receber o tratamento.  “Essa moção que tô mostrando aqui na minha mão mostra que o Senado da Itália aprovou a moção do tratamento precoce. Vou voltar e bater na mesma tecla. O melhor caminho pra se combater pandemia? Vacina, leito hospitalar e tratamento precoce. Vão parar de politicagem. Aí me fala. ‘Vão comprar vacina.’ Me fala meu querido amigo, onde compra vacina? A gente sabe que falta insumos no Butantã. Além do  mais vacina é regulada pelo Governo Federal e repassa pelo Governo Estadual . Não tem como o município compra vacina é tudo controlado. Então se não tem vacina e não tem leito, por que não vamos optar pelo tratamento precoce?” apresentou.

Edil diz que pai teve Covid e fez uso dos remédios

Como havia revelado nos últimos dias, o parlamentar disse que o pai dele ficou enefermo da doença e usou o medicamento. “E olha, graças a Deus, segunda-feira agora o meu pai tá de volta a ativa. Um senhor de 67 anos, hipertenso, diabético, passou pela fase da pandemia em casa, porque recebeu tratamento precoce. Eu senti na pele, tá?” revelou.

Constituição Federal aprova o tratamento precoce?

Ao fim do uso no plenário, o vereador compilou a leitura do Artigo 196 da Constituição Federal , que conforme leu, caberia interpretação pelo oferecimento do medicamento no Sistema Único de Saúde. (SUS). “Alan (Secretário de Saúde, você tem meu respeito, você tem desenvolvido um ótimo trabalho como Secretário de Saúde. Artigo 196 da Constituição Brasileira. ‘A Saúde é direito de todos e dever do Estado. Garantindo mediante políticas sociais e econômicas, que visem’ olha pra você ver ‘a redução do risco de doenças e outros agravos’. Nós estamos hoje num momento em que ostentar-se no Mundo é ter saúde. E o tratamento precoce é uma alternativa que você traz pra promover a saúde do povo.”, afirmou Eduardo.

 

 

Vereador diz que Ministério Público é favorável ao tratamento precoce

Quase no fim do seu pronunciamento, o vereador Eduardo Azevedo afirmou categoricamente que o Ministério Público é favorável ao tratamento precoce. Ao ler a decisão do Promotor de Justiça do Ministério Público, Ubiratan Domingues, ele ainda sugeriu que o procedimento seja institucionalizado em Divinópolis. Ideia que a Prefeitura considerou e após imensa repercussão negativa, recuou. “Alan, nós vivemos num país democrático. E é dever da Prefeitura oferecer de forma voluntária para aqueles que querem, por que quando você olha, nós estamos dando opção somente para aqueles que não querem. Eu respeito aqueles que não querem. Mas e aqueles que querem o tratamento? Por que o poder público não disponibiliza isso pra eles? Alan, você como Secretário de Saúde, já foi falado aí, que se fosse implantado o tratamento em Divinópolis, haveria denúncias do Ministério Público Eu fui denunciado pelo Warlom pelo Ministério Público e o Ministério Público arquivou a denúncia. Porque o Promotor da Saúde de Divinópolis, Dr. Ubiratan é uma alternativa de combate a pandemia. Então vamos parar, Alan de ficar com medo de retaliações políticas.”

O edil levantou que a ideia deveria ser no mínimo considerada, mesmo que, nas palavras do próprio vereador, que ainda não haja comprovação científica para tais. “Somos democráticos, eu não tô dizendo que é pra impor ou forçar ninguém a nada. É pra deixar voluntário, espontâneo. Se a pessoa quer tratar, ela vai procurar e vai tratar. Se ela não quer, ótimo. Eu respeito a decisão dela. Mas nós não podemos privar aqueles que querem e não tem recurso pra comprar o tratamento. No meu celular eu recebo mensagens constantemente de pessoas pedindo o tratamento. Portanto é democrático você ter as duas opções. É o caminho mais viável a se traçar. Porque o Ministério Público está a favor do tratamento precoce, porque ele é uma alternativa a combater a pandemia. E a USP, conforme o próprio MP já está fazendo levantamento pra comprovar a eficácia do tratamento.”afirmou.

Impasse da reunião anterior

Em um outro pronunciamento, o vereador Eduardo Azevedo diante da denúncia que Warlon Carlos fez ao MP contestando a visita do edil ao posto de saúde do Bom Pastor, acompanhado de três médicos, segundo o edil, para saber a opinião do médico Hygor Cabral à atenção primária sobre os benefícios do tratamento precoce. Contudo, a visita foi entendida pelo profissional da medicina como uma coação. Azevedo já havia dito na reunião de quinta-feira da semana passada (08), que o MP teria afirmado ser favorável ao tratamento. “Há politização em cima disso, há ideologia”, e ainda que segundo o promotor de Saúde, Ubiratan Domingues, “Existem na literatura médica dezenas de trabalhos científicos mostrando o beneficio com o tratamento precoce com tais drogas”, concluiu.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Kkkkkkkk existe tratamento precoce pra feiúra? Então tomaaaa

  2. Jessika Costa disse:

    Tratamento precise eficaz seria se algumas mães tivessem tomado pílula…

    1. Anônimo disse:

      Precoce

  3. Maria Dallas disse:

    Pra feiúra , ignorância e burrice tem algum remédio ? Pq se tiver eu te recomendo tomar!

  4. Anônimo disse:

    Uma pergunta ao Ministério Público,, Este “”vereador””(kkkkkkkkkkk)), não tá praticando medicina ilegal, não?? Se esta aconselhando a população a tomar esta medicação, então,deduz?? Ou ele agora é Médico?? PODE ISSO MP??

  5. Somos anônimos disse:

    Não conhecia o irmão vereador do Cleitinho até saber que era candidato lá pelos idos de 2020, mas logo depois fiquei sabendo que havia sido eleito e então o vi nos estúdios da TV Candidés no dia da apuração.
    Confesso que nutri certa admiração, simpatia e esperança ao ver e ouvir suas palavras e argumentos pausados e bem pertinentes, mas para minha surpresa, isso logo se transformou em decepção ao misturar religião, política, saúde pública e outras matérias que parece não dominar, ficando a falar somente para seu público e para mais ninguém.
    Ataca a bel prazer e acusa a Comissão Municipal de Saúde de querer prejudicar a cidade, quando na verdade estava cumprindo a função dela!
    A CMS não foi omissa.
    Quanta decepção … festejar a decisão do ministro do STF q permitiu os cultos e missas nesse momento … representa a total falta de empatia.
    Que se crie condições da Prefeitura arcar com os custos deste momento.
    Louco.

  6. maria candida de aguiar disse:

    VOLTA PRO VAREJAO. Eh impressionante a inoperancia dessa familia papagaio de pirata. Mistura de varejista e sem nocao. Rascunho mal feito de bolsonaro.Essa familia varejista foi criada no grito pq so gritam agridem acusam.
    Qdo ele fala que a camanha acabou, pq ele nao desce do picadeiro e faz alguma coisa que presta?!!???!!!???. Essa fala vazia essa gritaria ja deu. Esse coité nao sabe escrever o ó sentado na areia que dira legislar. Tratamento precoce gado seguidor de genocida miliciano…So na cabeca doente incompetente da ignorancia alienada de perdedores.

  7. mauricio souza disse:

    VOLTA PRO VAREJAO. Eh impressionante a inoperancia dessa familia papagaio de pirata. Mistura de varejista e sem nocao. Rascunho mal feito de bolsonaro.Essa familia varejista foi criada no grito pq so gritam agridem acusam.
    Qdo ele fala que a camanha acabou, pq ele nao desce do picadeiro e faz alguma coisa que presta?!!???!!!???. Essa fala vazia essa gritaria ja deu. Esse coité nao sabe escrever o ó sentado na areia que dira legislar. Tratamento precoce gado seguidor de genocida miliciano…So na cabeca doente incompetente da ignorancia alienada de perdedores.

  8. Daniel Amaral disse:

    Sinceramente desde quando ministério público prescreve medicamentos,diante da lei do ato médico esse fanfarrão se fosse levada a lei ao pé letra deveria ser preso por exercício ilegal da medicina.Acorda gente se tratamento precoce resolvesse os países de primeiro mundo já estavam fazendo a tempos.Ainda no governo Trump foi doada toda cloroquina para o Brasil no entanto agora a vacina eles não querem doar simplesmente pq essa sim é a solução e a Pzier biontech só pode exporta depois que toda população americana for devidamente vacinada.Enquanto isso detonamos fígado e rins com coquetel de medicamentos que já foi provado que não funciona.

  9. Anônimo disse:

    Sem noção

  10. Anônimo disse:

    Pronto, agora completou, mais um curandeiro, um médico prático, sem formação acadêmica, na família, deve entender muito de ciências médicas tbem, porque de flora, legumes e verduras, já entendia.

  11. Anônimo disse:

    Que tal enfiar esse quite no rabo desse sujeito e de todos que defendem essa ideia,assim ele fica imune.

  12. Anônimo disse:

    ainda bem que não votei nessa turma, Flavio Marra papagaio de pirata, Diego Espino, esse irmão do “creitin”.

  13. Carlos Roberto de Souza disse:

    Retificação: Onde se Ler VEREADORA, digitei Errado. O Correto é VEREADOR??? Estamos Juntos!!! Um abraço!!!🙄🙄.

  14. Carlos Roberto de Souza disse:

    Bom dia à TODOS: Uma Sugestão para o Nobre Vereadora Eduardo Azevedo. O Ministério Público determinou que Divinópolis Voltasse para à Onda Roxa. Vereador entra com uma Ação Contra o Governador Romeu Zema no Ministério Público, para que Envie Recursos Financeiros para Divinópolis comprar medicamentos e insumos para o tratamento Precoce contra o COVID_19. Atitude Vereador?? Um abraço!!🤔🙄🤔.

  15. Ursula disse:

    Esperar o que de um bolsonaro negacionista??

  16. Glock G44 disse:

    Vereador minúsculo e populista fedorento. Divinópolis merece é isso aí, cicadezinha de novo rico xucro e analfabeto funcional.

    1. Jesus Branco disse:

      Todas as falas desta família são baseadas na ignorância e na falta de informação. O Senado Italiano não aprovou tratamento precoce nenhum. Claro que todo mundo queria só que não existe em lugar nenhum do MUNDO. Tratamento precoce é isolamento para quem pode. Quem não pode proteção máxima. E só a vacina pode nos salvar.

  17. Humberto Pozzolini disse:

    Se BH está com ocupação de leitos acima de Divinópolis, simple de resolver. Entrar com uma ação judicial ( liminar) apresentando os número e o TJMG com certeza dará liminar favorável à cidade. Simples assim.

    1. Gil disse:

      Realmente é tudo muito simples. Ainda mais no Brasil!
      Valeu a lembrança.

  18. Francisco disse:

    Esse verdureador parece aqueles meninos birrento que nem o pai nem a mãe consegue educar, aí apronta essas baboseira toda e ainda acredita que está totalmente com a razão, devia se preocupar com o desenvolvimento da cidade, da segurança, da educação, da saúde, mas aprendeu com os gêmeos doentes da cabeça que também está ficando igual….

    1. mauricio souza disse:

      VOLTA PRO VAREJAO. Eh impressionante a inoperancia dessa familia papagaio de pirata. Mistura de varejista e sem nocao. Rascunho mal feito de bolsonaro.Essa familia varejista foi criada no grito pq so gritam agridem acusam.
      Qdo ele fala que a camanha acabou, pq ele nao desce do picadeiro e faz alguma coisa que presta?!!???!!!???. Essa fala vazia essa gritaria ja deu. Esse coité nao sabe escrever o ó sentado na areia que dira legislar. Tratamento precoce gado seguidor de genocida miliciano…So na cabeca doente incompetente da ignorancia alienada de perdedores.

      1. Scott fischer disse:

        O Verdureiro cientista! Essa desgraça agora pensa que é especialista em saude.

Continua depois da publicidade