Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar lançam campanha “Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

Publicado por: Redação
Na data de 07 de abril, em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lançaram a campanha. O objetivo é promover a qualidade de vida entre os militares estaduais. Celebrando esse momento foram elaboradas duas cartilhas: Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia e; Liderança Militar em Tempos de Crise. As cartilhas propõem eventos científicos (simpósios, seminários e afins), capacitação, treinamentos, orientações e produtos técnicos, além de revisões de processos e/ou programas que visem à promoção da saúde física e mental da família militar.
Durante uma “Live” transmitida pelo Facebook oficial da PMMG, a chefe da Seção Técnica da Diretoria de Saúde, tenente-coronel PM QOS Sônia Francisca de Souza, destacou que algumas práticas saudáveis podem promover uma melhor qualidade de vida como intensificar as atividades físicas, exercitar a leitura de textos motivacionais, dedicar mais tempo à família promovendo um compartilhamento de conhecimentos e experiências, praticar a crença, independente de qual for e dar preferência pela busca de informações de órgãos oficias para não se tornar vítima de notícias falsas. “A tropa de branco está exausta, mas nesse momento todos têm mostrado o por quê escolheram essa profissão. Amor e dedicação” destacou Ten-Cel. Sônia.
O subassessor da Assistência Técnica de Saúde do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente-coronel BM QOS Antônio Carvalho Melo Rocha, alegou que a pandemia requereu, de todos, diversas adaptações na rotina pessoal e de trabalho como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Essas questões interferiram no emocional dos militares, que continuaram na linha de frente exercendo o policiamento preventivo nas diversas modalidades, buscas, salvamentos e socorrimentos. “Aos especialistas de saúde da PM/CBM, tenho muito orgulho. Têm abdicado da vida pessoal e dedicando às jornadas intensas em prol de cuidar do público interno” afirmou Ten-Cel Carvalho.

Foto: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Diretor de Saúde, coronel PM Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, externa gratidão pelo esforço conjunto, em prol da família militar, por parte do Governo do Estado; do Alto-Comando da PMMG e do CBMMG; deputados e presidentes de associações pela inclusão antecipada dos militares mineiros no Programa Nacional de Imunização. Gratidão também à forma respeitosa com a qual o Ministério da Saúde atendeu às Forças de Segurança que são as sentinelas da democracia, da Ordem, da Lei e do Direito. “A Diretoria de Saúde, como órgão gestor da saúde física e mental, vem buscando diuturnamente recursos para garantir o atendimento médico e a qualidade de vida da família policial e bombeiro militar” finalizou.
Além da própria campanha de Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia, que se inicia hoje, a Diretoria de Saúde tem programas de saúde voltados para a saúde do policial militar e bombeiro militar como o Programa de Saúde Ocupacional – PSOPM e o PSOPM Psicológico. Além disso, ações sociais inseridas na campanha “Nós estamos por vocês, assim como vocês estão por nós” cumprem, em certa medida, o papel de tornar o mundo um pouco mais justo.
Investimentos:
Desde que foi decretada a pandemia, a DS realizou diversos investimentos. Produziu protocolos específicos, tendo em vista que o profissional de saúde não lhe é permitido o trabalho remoto. Disponibilizou Equipamentos de Proteção Individual adequados. Realizou modificações estruturais no ambiente de trabalho para melhorar as condições de biossegurança. Remanejou profissionais de saúde para o “front” contra o COVID-19. Promoveu treinamentos para preparar esses profissionais para melhor atender o público interno e garantiu o fornecimento dos insumos hospitalares potencializando as condições de trabalho.
Na atividade operacional a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar Realizaram o transporte de respiradores para manutenção, trabalharam diretamente na montagem e desmontagem do Hospital de Campanha no bairro Gameleira em BH, asseguraram o translado de todas as remessas de vacinas para que chegassem em segurança a todos os municípios do Estado e garantiram o cumprimento das medidas e decretos dos órgãos executivos.

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade