Comissão de Saúde da Câmara em Carta Aberta cobra urgência na abertura dos leitos Covid no Hospital Regional de Divinópolis

Publicado por: Redação

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara de Divinópolis, composta pelo vereador Israel da Farmácia (PDT), pela vereadora Lohanna França (Cidadania) e pelo vereador Zé Braz (PV) divulgaram no fim da tarde desta quarta-feira (07) uma Carta Aberta direcionada ao superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS), Júlio Barata e ao secretário da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Fábio Bacheretti. O ofício pede a abertura urgente dos leitos Covid no Hospital Regional. Segundo levantamento registrado, a cidade tem uma fila de espera de 140 pacientes que aguardam por atendimento, sendo 80 pessoas necessitadas de vagas na CTI e 60 na Enfermaria.

A carta cobra agilidade por uma nova análise técnica das autoridades, pois segundo o documento isso já está pronto e pendente desde ontem (06). A autorização por parte do Governo do Estado irá viabilizar a abertura dos leitos Covid em um setor improvisado como Hospital de Campanha, dentro do Hospital Regional Divino Espírito Santo.

Continua depois da publicidade

O texto aponta ainda a regularização do dia 25 de março, a qual acordou que o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) será responsável pela contratação dos profissionais e gerenciamento da unidade.

Conforme o Divinews havia noticiado anteriormente, estão previstos R$3,6 milhões da secretaria estadual, além de R$950 mil de repasses mensais para custear o funcionamento e a equipe que irá atuar na instalação médica.

O que diz o Cis-URG Oeste

José Márcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG explicou a atual situação mais cedo, por meio de uma nota. “Ainda no dia 24 o cadastro foi feito, no dia seguinte (25), aprovamos junto aos Conselhos deliberativo, fiscal e técnico do CIS-URG Oeste a proposta de assinatura do convênio para obras de adequações serem feitas no Hospital Público de Divinópolis transformando parte dele em um Hospital de Campanha, para atendimento especial de casos COVID-19. Com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (SEMUSA), no prazo indicado três dias úteis, juntamos a documentação exigida para convênio e enviamos. A SES, após análises, nos informou de algumas pendências, que foram rapidamente sanadas. Agora está no status de nova análise técnica desde ontem, 06 de março, portanto aguardamos uma posição do Estado. Enquanto isso, estamos trabalhando em outras frentes, tais como banco de dados de profissionais, organização para aquisição e locação de equipamentos, dimensionando necessidades de insumos e medicamentos, fornecimento de gases.” complementou Zanardi.

 

Leia a Carta Aberta da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara de Divinópolis

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade