Regional de Saúde de Divinópolis realiza capacitação de boas práticas de vacinação contra a Covid-19

Publicado por: Redação

Na última segunda-feira (29), para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha ações coordenadas de imunização e continue a cumprir o papel de proteção, controle, eliminação e/ou erradicação da doença, o Núcleo de Vigilância Epidemiólogica (NUVEP) da Regional de Saúde de Divinópolis (SRS Divinópolis) realizou com as referências de Sala de Vacina dos 53 municípios da Macrorregião Oeste a Capacitação de Boas Práticas de Vacinação.

O treinamento teve como objetivo conhecer os conceitos básicos sobre vacinas e vacinação, o PNI e o conjunto de calendários básicos de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde, bem como a aplicação e administração das doses, as contraindicações referentes às vacinas, as ações de vacinação, campanhas e toda a rotina.

Continua depois da publicidade

 

Foto: Divulgação/SRS Divinópolis

 

Além disso, as referências técnicas regionais trouxeram para o debate a definição da cadeia de frio, as orientações básicas para conservação, armazenamento e transporte dos imunobiológicos. Compreender como é feito o registro de dados no sistema de informação e Vigilância dos casos adversos pós-vacina foram temas também abordados.

A referência de imunização da Regional, Suelen Santos, destacou que a vacinação pública é a segunda medida mais eficaz para promover e prevenir a saúde da população, ficando atrás apenas do acesso à água potável. “O impacto da vacinação na Saúde pública é muito relevante, capaz de prevenir e até mesmo erradicar doenças. A poliomielite, por exemplo, só tem transmissão sustentada em dois países. Por isso, a importância e relevâncias de boas práticas, principalmente quando vivemos a maior campanha de vacinação de todos os tempos”, destacou a referência.

Foto de capa: Vinícius Xavier

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade