Confirmando ‘furo’ do Divinews, acordo é oficializado e Governo autoriza CIS-URG OESTE administrar Hospital de Campanha do HRD

Publicado por: Redação

Como o Divinews adiantou em primeira mão  ainda ontem (24), o Hospital de Campanha que será instalado dentro do Hospital Regional Divino Espírito Santo, em Divinópolis, terá a gestão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada do Oeste, o CIS-URG. A informação foi confirmada pela própria assessoria do órgão durante a noite de quarta-feira, depois da oficialização das tratativas.

A decisão considerou o atual cenário da pandemia no Estado e na Macrorregião de Saúde Oeste. 10 anos passados do início das obras – que ainda não tem previsão de término, o espaço que estava sem utilidade pública, agora, em caráter emergencial, foi definido que a instituição irá tratar de pacientes com suspeitas para a Covid-19 e também dos enfermos contaminados com a doença.

Continua depois da publicidade

O acordo ocorreu após uma negociação da Secretaria de Saúde (Semusa), por meio da Prefeitura de Divinópolis, junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), referente à sinalização positiva do Governo de Minas, de repasse financeiro para obras de adequações no Hospital Público Regional de Divinópolis (HRD) adaptando-o emergencialmente como Hospital de Campanha.

 

Hospital Regional Divino Espírito Santo terá utilidade pública após 10 anos do início das obras; mesmo com inauguração indefinida, instituição irá tratar de pacientes com suspeitas para a Covid-19 e enfermos com a doença. | Foto: Divulgação/PMD

 

O espaço irá acomodar 20 leitos de CTI e 40 de enfermaria para pacientes com Covid-19, bem como de recurso de custeio para estes leitos. O CIS-URG Oeste se colocou à disposição para ajudar na crise sanitária e irá receber uma verba de R$3,6 milhões para adequar a estrutura e abrir a ala especialmente para o combate ao Coronavírus. As obras para deixar o local em pleno funcionamento podem levar de 30 a 60 dias, segundo apontam as autoridades.

Serão aportados mais R$950 mil mensais pelo governo estadual para custear os leitos, entretanto, conforme apurou o Divinews em reportagem anterior, a preocupação agora é a contratação e manutenção da mão de obra qualificada, pois a equipe médica requer muitos profissionais da saúde e os gastos não serão baixos.

A secretaria executiva do CIS-URG Oeste recebeu um ofício da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), destinado ao Presidente do Consórcio, Olívio Teixeira, que é também prefeito de Bambuí. O documento solicita o cadastramento de proposta para assinatura de Convênio para realização de obras para adequações no Hospital Regional Divino Espírito Santo e abertura do Hospital de Campanha.

José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, atestou o recebimento por parte da SES-MG e disse que irá trabalhar em conjunto com a Semusa e a Prefeitura de Divinópolis, para agilizar a implementação do local. “Acabamos de receber o ofício da SES/MG solicitando cadastramento de proposta para assinatura de Convênio para implantação do Hospital de Campanha no Hospital Regional, portanto, para formalizar o Convênio, iremos apresentar a documentação e os projetos, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis e a Administração do município, para consolidarmos a abertura destes leitos tão necessários a região”, garantiu.

 

FURO = Notícia de primeira mão para reportagem.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade