Entidade comercial media acordo entre imobiliárias e donos de estabelecimentos quanto aos aluguéis

Publicado por: Redação

A CDL Divinópolis, representando o segmento do comércio e serviços da cidade, promoveu uma reunião com representantes das imobiliárias a fim de estabelecerem um diálogo sobre os aluguéis comerciais durante o fechamento das lojas, devido às restrições impostas pela pandemia. A CDL convidou para o diálogo as principais imobiliárias da cidade, no entanto, somente duas compareceram. 

De acordo com a entidade, o comércio é um dos principais segmentos prejudicados pela crise sanitária em que o mundo está vivendo. Em Divinópolis, o impacto da pandemia levou à extinção de 2.303 empresas em 2020, segundo dados do Ministério da Economia.

Continua depois da publicidade

Com a nova onda da pandemia de Covid-19, registrada nos primeiros meses de 2021, os pequenos negócios voltaram a ser atingidos. Segundo o estudo do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, o crescimento do faturamento das empresas que vinha sendo mantido desde abril (quando chegou ao nível mais crítico de -70%), foi interrompido. Com isso, a receita voltou ao mesmo patamar de agosto de 2020 (perda média de 40%), ficando seis pontos percentuais abaixo do resultado detectado em novembro (-34%).

Ou seja, após um ano de pandemia, a situação ainda é caótica, é preciso medidas que contribuam para a manutenção das empresas e preservação dos empregos.

“Os empresários estão cientes de suas responsabilidades e têm demonstrado compromisso com a implementação dos protocolos sanitários de prevenção da Covid-19 em seus negócios, prezando principalmente pela saúde e sobrevivência das pessoas, mas é preciso que todos tenham consciência dos impactos econômicos causados pela pandemia. Somente com união poderemos sobreviver a esse momento tão complicado que estamos vivendo”, pontua o presidente da CDL, Heider de Freitas.

A negociação de locação entre proprietários e inquilinos de imóveis comerciais tem sido uma alternativa para minimizar os impactos causados pela pandemia aos empresários da cidade. Nesse panorama,a participação das imobiliárias é fundamental.

Na reunião, as imobiliárias de Divinópolis informaram estar preparadas com equipe capacitada para intermediar as negociações entre inquilinos e proprietários de imóveis comerciais. “A reunião foi proveitosa, os representantes das imobiliárias se mostraram cientes da necessidade e se colocaram à disposição dos inquilinos e proprietários para intermediar a negociação que for necessária para aqueles empresários que, de fato, estejam precisando e consigam demonstrar que, em razão do fechamento perderam faturamento”, explicou o assessor jurídico da CDL, Tadeu Sant’Clair.

Foto de capa: Acervo/Giovani Santos 

Fonte: CDL 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade