Com um mês de vacinação, apenas 1,22% da população divinopolitana é imunizada

Publicado por: Redação

Desde que a técnica em enfermagem Fernanda Cândida recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 no dia 19 de janeiro, outros 6.961 divinopolitanos receberam a primeira dose e apenas 2.947 receberam a segunda aplicação e estão imunizados.  

Falta de planejamento, desafios de comunicação e falhas no sistema da Prefeitura de Divinópolis ajudam a explicar essa lentidão, além de um cronograma pouco eficaz proposto pelo Ministério da Saúde.  

Continua depois da publicidade

Ainda não se sabe ao certo qual é a porcentagem de vacinação necessária para atingir a imunidade de rebanho contra a covid-19. Atualmente, os cientistas calculam que essa taxa deve ficar entre 70 e 90%.  

Esse índice já mostra que a aplicação de doses em Divinópolis precisa ser acelerada com urgência, uma vez que o município abriga 240.408 habitantes, de acordo com o IBGE e, apenas 4,12% foi vacinada contra o vírus e, 1,22% desse total recebeu a segunda dose.  Ou seja, apenas 2.947 pessoas  estão totalmente imunizadas no município.  

Do total de doses aplicadas, os profissionais da saúde foram os que receberam majoritariamente, com 8.645 aplicações. Já nos idosos institucionalizados, foram 550 doses aplicadas e, outras 14 aplicadas em deficientes institucionalizados. Outros 699 idosos acima dos 90 anos também foram vacinados.

Se considerar que a campanha começou há 37 dias e, segundo o vacinômetro municipal, 9.908 doses foram aplicadas até nessa terça-feira (23), isso dá uma média de 275 doses aplicadas por dia.  

De acordo com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, a faixa etária acima dos 90 anos ainda não foi totalmente vacinada, com isso, não há previsão para o início da vacinação dos idosos acima de 80 anos.  

Ainda segundo o Executivo, não há previsão para a chegada de novas doses da vacina e, que a campanha de vacinação, com os grupos prioritários, é encaminhada pelo Governo para cada município.  

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Daniel disse:

    A vacinação faz parte do programa nacional de imunização,coordenado pelo governo federal.É irresponsável por parte deste veículo de comunicação culpar o governo municipal que só está cumprindo as determinações do governo federal através do ministério da saúde.Isso mostra a parcialidade,desespero e despreparo desse veículo de comunicação que faz um jornalismo amador e longe da verdade dos fatos.

Continua depois da publicidade