IBGE oferece 232 vagas em Divinópolis para realização de Censo Demográfico 2021

Publicado por: Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais para contratação temporária de pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. Serão mais de 200 mil vagas em todo o país e, em Divinópolis, serão contratadas 209 pessoas para a vaga de recenseador, 21 para agentes censitários (ACS) e dois para agente censitário municipal (ACM).  

As inscrições para ACM e ACS já começaram e vão até dia 15 de março no site do Cebraspe. Já as inscrições para recenseador também já estão abertas no site e vão até dia 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. 

Continua depois da publicidade

As provas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos.  

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE. 

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais e o salário varia de R$ 1.700 a R$ 2.100. Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital. 

Censo Demográfico 2021 

 Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. 

 De agosto até outubro deste ano, 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade