Por Laiz Soares: Crise de liderança

Publicado por: Redação

Vivemos uma crise sanitária, econômica e também de liderança. Um líder é aquele que sabe mostrar o caminho, tem coragem de tomar decisões difíceis, reconhece erros, sabe dizer sim mas também sabe dizer não quando é necessário. O líder é aquele que faz as pessoas acreditarem que são capazes de ir mais longe do que elas mesmas acreditam. Inspira as pessoas a sonhar grande e acreditar no seu potencial e ter esperança em um futuro melhor.

Ser líder não é fácil, é uma missão muito difícil, em qualquer área é um desafio. Na política, é ainda maior. Os melhores líderes que conheço estão constantemente em reconstrução, reconhecendo seus limites e buscando se aprimorar. A busca pelo aprendizado e autoconhecimento constante é uma característica comum a todos os grandes líderes. Não tem jeito de você liderar bem os outros se você não consegue liderar e equilibrar a si mesmo, e está aí, na minha opinião, um dos maiores desafios que o ser humano pode enfrentar. Falo porque vivo diariamente na pele essa luta.

Continua depois da publicidade

É por isso que eu decidi criar a Escola de Líderes, e estou muito feliz com o resultado que ela já tem.  A Escola de Líderes teve 138 inscritos em poucas semanas de divulgação e aprovamos 70 pessoas! 43 divinopolitanos, alunos de outras 15 cidades diferentes de Minas e de outros 8 estados brasileiros. Acabamos de ter nossa primeira aula! Discutimos o que é ser líder e os desafios que os líderes enfrentam, resumo aqui as principais definições que os alunos trouxeram e que fui anotando para aprender com eles e aprimorar o meu conceito de liderança:

Um líder pensa à frente do tempo, guia, une as pessoas em torno de um propósito, antecipa problemas, tem a mente aberta, respeita a opinião dos outros, acredita, mantem a calma, é a rocha firme. Entende os cenários, as pessoas e as apoia. Tem foco, flexibilidade e abertura para críticas. Tem conhecimento e bons argumentos. É justo e paciente. Respeita o limite do próximo. É didático, se comunica de forma clara e transparente. Realiza sonhos. Respeita os limites do próximo. Se preocupa com a evolução e aprendizado das pessoas. Gera um impacto positivo. É o exemplo. Faz o que fala, é coerente.

Foi muito recompensador encontrar 50 pessoas que toparam passar mais de duas horas estudando em pleno “sábado de carnaval”. A busca pelo conhecimento é linda e inspiradora. Ao longo de mais de uma década, desde quando eu entrei na faculdade, embarquei em uma eterna busca para tentar ser uma pessoa, um profissional e um ser humano melhor através do estudo e da experiência, que são elementos transformadores. Trabalho dia e noite vários aspectos da minha vida para tentar evoluir. Às vezes acho meu progresso lento, às vezes acho rápido. Seja lendo livros, vendo entrevistas com conteúdos ricos, conversando com psicólogos e coachs, tentando trabalhar minha espiritualidade na fé. Todas as dimensões da nossa vida impactam nossa capacidade de liderar. Sempre devemos querer ser melhor hoje do que fomos antes. Não devemos aceitar que alguém nos diga que “não dá pra fazer” antes de tentar algumas vezes. As coisas não são fáceis e precisamos ser fortes. Na vida não existe grandes resultados sem grandes sacrifícios.  

Hoje, faltam muitos profissionais qualificados e dispostos a realizar grandes coisas e transformar vidas na esfera privada ou pública, nesta última, principalmente. A minha esperança com a Escola de Líderes é conseguir transferir o que aprendi genuinamente e gratuitamente com o desejo de facilitar e encurtar um pouco o caminho para outras pessoas.  Para isso, eu vou colocar pessoas brilhantes que eu conheci ao longo da minha carreira para doar voluntariamente todo seu conhecimento e experiência para que a gente forme um grupo de sonhadores obstinados, corajosos, resilientes, que busquem a excelência em tudo que fazem e que tenham um forte senso de propósito e de legado. Se eu conseguir passar isso adiante para o máximo de pessoas possível e começar a ver essa semente dar frutos ao longo do tempo, sentirei que uma bela parte da minha missão terá sido cumprida.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade