Por Laiz Soares: Uma ajuda para o novo governo de Divinópolis

Publicado por: Redação

Sempre soube que o novo prefeito e vice da nossa cidade não sabiam o que é um choque de gestão. Não vejo ninguém na equipe técnica com repertório de verdade nesse assunto. Agora, começaram a demonstrar na prática que realmente não sabem. Ficou claro que acham que choque de gestão se resume a cortar cargos e devolver salas alugadas. Isso é importante de ser feito, desde que feito de forma respeitosa e cuidadosa, e é uma parte do processo.  O verdadeiro choque de gestão é algo muito mais complexo e difícil de ser feito. Envolve, para começar, saber o que é gestão e governança. Só aí já temos problemas sérios, na compreensão dos conceitos. Vamos lá:

Governança: é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.  (Conceito de governança pública retirado do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 do governo federal)

Continua depois da publicidade

Em uma linguagem bem acessível: é como o líder organiza sua rotina e de sua equipe, quando e como ele toma decisões, quais critérios que ele usa para fazer as coisas funcionarem.

Gestão: A gestão é o planejamento de todas as ações que contribuem para o pleno funcionamento de um sistema, o que resulta na efetivação de tarefas, metas e/ou objetivos gerais. Nada mais é do que a capacidade de administração, com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos.

A gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criando um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados. Visto como um modelo de trabalho, este tipo de organização é orientada por uma política de valores do líder que influenciam em todas as etapas dos processos nas diversas áreas.

Fonte: Tribunal de Contas da União (TCU)

 

Não vou detalhar aqui os conceitos de efetividade, economicidade, eficácia e eficiência mostrados no desenho acima. Quem quiser aprender mais tem um vasto conteúdo no Google, basta pesquisar.  Importante para compreensão do quadro:  a palavra “Accountability” escrita em verde na setinha acima significa “prestação de contas”.

Hoje, na Prefeitura de Divinópolis, nenhuma dessas duas rodas acima existem bem definidas e giram direito e em harmonia. Ou seja, não há gestão nem governança. Há caos.  Isso acontece por falta de competência das novas lideranças. Vamos lembrar o conceito de competência para ninguém achar que isso é um ataque injusto, e deixarmos claro que isso é uma constatação de um fato.

Significado de competência no dicionário: Substantivo feminino. Capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto: recorrer à competência de um especialista. Conjunto de habilidades, saberes, conhecimentos.

Sem muita ajuda de profissionais altamente especializados fica impossível para o novo governo fazer um choque de gestão sério acontecer, porque falta competência, já que é algo muito complexo e difícil para quem nunca viveu nada parecido. Por isso é que no site do TCU (vídeo abaixo, recomendo bastante) eles dizem que é necessário para o bom funcionamento da governança pública a existência de um líder “ético e competente” e não somente ético, que acreditamos que nosso prefeito seja. Competente sabemos que ele ainda não é, mas pode se tornar, aprendendo e errando. O processo dele de se tornar competente pode ser acelerado se ele tiver bastante humildade, vontade de aprender, gosto pelos estudos e um bom time.

Um verdadeiro choque de gestão passa por um diagnóstico profundo, analisando as áreas meio e fim. Área meio são as áreas administrativas de todas as secretarias, área fim seria por exemplo a escola ou o posto de saúde. Esse diagnóstico mapeia várias dimensões: recursos (pessoas e equipamentos) e processos, identifica o que funciona e o que não funciona, entende como estão sendo controlados os indicadores de resultado (quando há indicadores). Se não há, é preciso que se crie indicadores adequados para avaliar o processo e o resultado.

Além do diagnóstico dos problemas bem feito, o choque de gestão audita e revê todos os contratos, muda os processos para otimizá-los, coloca tecnologia onde é preciso, reduz desperdícios, otimiza a produtividade dos servidores, reconhece e premia os servidores com boa performance e cria mecanismo de incentivo para aqueles que poderiam trabalhar entregando mais resultados.

Em um choque de gestão é necessária uma reformulação completa da área de Recursos Humanos, para que os servidores possam ser valorizados, ouvidos e melhor capacitados. Um verdadeiro choque de gestão procura mapear os talentos e entender se eles estão nas posições adequadas para terem melhores resultados. Um choque de gestão valoriza e cuida das pessoas, e não passa um trator por cima delas.

Além disso, um choque de gestão estabelece e pactua metas e prioridades estratégicas com as áreas meio e fim, e cria um mecanismo de governança para acompanhamento destes desafios. Fazer gestão de verdade é algo que está completamente fora do alcance do prefeito e sua vice, por mais que tenham boa vontade, não se faz isso sem muita experiência e qualificação no assunto. Sugiro fortemente que contratem uma consultoria séria e respeitada para apoiá-los nesse processo, caso contrário continuarão nesse amadorismo vergonhoso e patético, achando que gerir é mudar mesa de lugar.  Esse artigo é muito mais do que uma crítica, é uma dica que vale ouro para a nova gestão, espero que considerem e agradeçam a ajuda, estou gastando o meu tempo para explicar para vocês o que já deveriam saber e ter competência para fazer.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Não adianta tentar implantar modelos de gestão da iniciativa privada no setor público. Isso já foi demonstrado que não funciona. Principalmente na área da saúde. Nos últimos anos fala-se em “choque de gestão” e “gestão eficiente” mas no caso de Divinópolis sofremos a anos com a falta de pensamento a longo prazo. Parabéns Laís!

  2. Anônimo disse:

    Ninguém consegue governar no grito e na intimidação. Soco na mesa não resolve os sérios problemas do município

  3. Daniel disse:

    A grande questão que barrou o atual prefeito foi a timidez em nomear em TODAS as posições estratégicas. Quando os legisladores definiram isso (ou seja, é uma ação legal) sabiam da importância de ter nos postos chaves pessoas competentes e de confiança. É claro que podem haver bons funcionários públicos, mas ter a mesma visão de gestão é fundamental e você sabe Laís, que se entrarmos em detalhes isso é bem complicado. Termino dando os parabéns pelo conteúdo e concordando que o prefeito tem muito potencial…tem muita vontade e que com boa assessoria vai longe.

    1. Joel disse:

      Um dos melhores comentários que já li nesse site. Seja lá quem for merece meu respeito e atenção. Comente mais.

  4. gerson dos santos disse:

    não o conheço, mas dizem que o ex-diretor da EMOP na última administração é exatamente o que a Laiz escreveu.

  5. anonimo disse:

    Parabéns Lais pela aula ! quem quer governar uma cidade deve ter pelo menos um minimo de conhecimento de gestão e politica, outra coisa é ter empatia e humanidade com as pessoas que trabalham com eles. O resto é POLITICAGEM ou velha politica com cara nova REDE SOCIAL.

  6. Anônimo disse:

    Concordo que gestão de choque é muito mais complexa, do que estão tentando em nossa cidade.
    Infelizmente os atuais comissionados que foram priveligiados por slguns servidores , está comprovado que ter conchecimento não é tudo porque gestão de pessoas é diplomático e que nenhum até agora foram aprovados pelos colegas servidores de carreira.

  7. ricardo disse:

    DEXA O HOMI TRABAIÁ.

Continua depois da publicidade