Sede própria de Centro de Triagem para população em situação de rua é inaugurada em Divinópolis

Publicado por: Redação

A sede própria de um Centro de Triagem, localizado no Bairro Niterói, inaugurado no último domingo (31) oferece 10 vagas para homens e mulheres em situação de rua. Funcionará com uma equipe que vai para as ruas de segunda a sexta-feira distribuindo refeições e cadastrando as pessoas em vulnerabilidade. Os que aceitarem, serão conduzidos para o Centro de Triagem para receberem tratamento, como tomar banho, receber novas roupas, também receber tratamento médico, com a realização e exames, além de atendimento psicológico.

O objetivo do serviço é enviar o assistido para tratamento em comunidades terapêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III. Quando a pessoa é de outra cidade e quer voltar para casa, a equipe cria força-tarefa para enviá-la, como parte do projeto De volta para Casa.

Continua depois da publicidade

O Centro de Triagem anteriormente funcionava em caráter precário e de emergência na quadra do Ginásio Poliesportivo do Niteroi. Nas novas instalações adequada para esse tipo de atendimento, existe sala de televisão, dormitórios, banheiros, cozinha e área de lazer.

Sua instalação só foi possível graça a uma Gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal do Governo juntamente com a Secretaria de Assistência Social e outros voluntários, o Centro de Triagem reúne mais de 100 pessoas que formam as equipes de abordagem da unidade e do projeto “Amor que Alimenta”.

Estiveram presentes na inauguração, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de governo Janete Aparecida, o deputado estadual Cleiton Azevedo, equipes de abordagem do centro e do projeto Amor que alimenta.

De acordo com Luciana Capanema, Diretora da Secretaria de Assistência Social, o objetivo é da dignidade às pessoas que se encontram em situação que necessitam de apoio e de alguém que dê novas oportunidade.

Sergio Bebiano, presidente do Sindicato dos Contabilista e dirigente do Centro Espirita Jesus de Nazaré que há anos desenvolve trabalho com pessoas em situação de risco nas ruas Divinópolis, também participou do evento e emocionado, agradeceu ao novo Governo por esse olhar social.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. GIL disse:

    A questão é: o município, por obrigação, sempre ofereceu um centro de triagem e, de uma maneira ou de outra, quem quis amparo teve amparo. A grande maioria não quis e continua não querendo pois as ruas oferecem mais, inclusive a fonte de custeio dos vícios.
    A nova administração parece de se preocupar com isto também mas desde que haja exposição política visando a autopromoção, vide foto acima, o que é abominável .
    O morador de rua precisa de atenção e cuidados mas é necessário que ele queira ser ajudado e o poder público precisa definir critérios de atuação para que se identifique as origens do problema e se vislumbre soluções compatíveis com os recursos do município.
    É preciso uma triagem bem elaborada, com apoio dos setores envolvidos ( poder publico, segurança publica, etc) para saber qual a origem destas pessoas em situação de abandono
    e se estabelecer padrões para a acolhimento sob pena de o município não conseguir arcar com custos deste tipo de política de amparo. É muito simples, e bonito, fazer uma cerimônia, tirar fotos, amuniciar nas redes sociais e depois passar a régua.

  2. Talles disse:

    Claramente saiu de uma pelada de futebol!

Continua depois da publicidade