Prefeito eleito diz que “Ama Divinópolis”, mas arruma emprego de Secretário do Meio Ambiente para advogado de Nova Serrana

Publicado por: Redação

O secretário indicado para a Secretária de Meio Ambiente de Divinópolis, é de Nova Serrana, (natural de Diamantina), trata-se do advogado Ezequiel Cilas Rodrigues, ainda presidente da OAB daquele município, e na cidade tem um escritório em sociedade com Fernando Henrique Costa de Oliveira que até então é quem coordena a transição, e que poderá também fazer parte do Governo do prefeito eleito Gleidson Azevedo, que diz tanto amar a cidade circulando com uma camiseta “Eu amo Divi”,  mas escolheu um nome de fora para  ocupar uma secretaria tão estratégica para o meio ambiente do município – O fato é que, com essa nomeação de forasteiro, fora dos quadros da Prefeitura e principalmente do Meio Ambiente, o irmão gêmeos do Cleitinho conseguiu um fato inédito, unir todas as correntes que existiam na Secretaria, e por unanimidade, por enquanto  ainda velada, repudiar o nome indicado. Existem dúvidas que se a nomeação de Willian Araújo, ex-secretário da pasta na gestão do ex-prefeito Vladimir Azevedo, como diretor de políticas urbanas poderá amenizar o horrível clima entre os servidores de carreira. Segundo um servidor ouvido pelo Divinews que por óbvios motivos não quer sua identidade revelada: “Eles só fazem concursinhos por interesses próprios e para fazer propaganda, tanta gente competente aqui dentro”

 

Continua depois da publicidade

No dia 17 de dezembro, através de um post em seu Facebook, o novo secretário de Meio Ambiente de Divinópolis  se despediu dos amigos de NOVA SERRANA. Contudo, nesta segunda-feira (21) em um outro post, ainda como presidente da OAB de NOVA SERRANA ele homenageou um promotor de Justiça daquele município indicando com isso que ainda não deixou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, já que assume seu novo cargo em Divinópolis, no dia 1º de janeiro, e neste momento, como faz parte do grupo de transição, praticamente já é Governo da nova administração. O diamantinense morador de Nova Serrana, pelo menos morava, segundo fonte do Divinews foi indicado para o cargo pelo amigo e sócio Fernando Henrique, de fortes relações com os Azevedos.

“OAB NOVA SERRANA reconhece e presta singela HOMENAGEM ao Promotor de Justiça Dr. ALDERICO DE CARVALHO que foi promovido a ocupar o cargo de assessor especial na Procuradoria Geral em Belo Horizonte”, elogiou o presidente da OAB Nova Serrana

 

DESPEDIDA COM DEVER CUMPRIDO!

Hoje foi dia de despedir dos colegas do CODEMA/Nova Serrana, após longos anos participando efetivamente em prol do nosso meio ambiente, seja na qualidade de representante da Associação de Proteção Ambiental (APANS) ou da OAB Nova Serrana.

Em 2013, eu, Remirton José e Ailton Aquino, constituímos a Associação de PROTEÇÃO AMBIENTAL de Nova Serrana (APANS) para denunciar os danos ambientais e cobrar das autoridades que omitiam no poder-dever de fiscalizar e normatizar o meio ambiente.

Nesse sentido, representamos junto ao Ministério Público da Comarca contra o Município de NS devido à precariedade da gestão ambiental no que tange a aprovação dos projetos sem nenhum embasamento técnico-jurídico.

 

Em 2015 o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública SUSPENDENDO os DOZE maiores empreendimentos imobiliários da cidade por falta de análise técnica, determinando o Município a nomeação de técnicos para a Secretaria de Meio Ambiente.

Desta forma, o Município contratou equipe técnica formada por competentes profissionais ambientais, passando a analisar os pedidos com respaldo técnico-jurídico.

Porém, mesmo com a equipe técnica a coisa não andou. Vimos então a necessidade da sociedade civil organizada assumir a presidência do Codema para fazer o peso e contrapeso.

Após várias discussões e diálogo, conseguimos um feito histórico, que a sociedade civil organizada representada pela APANS assumisse a presidência e assim aconteceu, revolucionando a política ambiental na cidade.

Hoje, após mais de uma década de muita luta, saio com o dever cumprido, qual seja, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente composta por técnicos (engenheiros/jurídico) e o Codema funcionando com a participação de profissionais extremamente capacitados e membros representando as maiores instituições representativas e de classes da cidade, incluindo a OAB Nova Serrana.

O próximo passo da luta será a realização de concurso para nomeação de servidores destinados tão somente para o Meio Ambiente, sabendo que a pauta é de suma relevância por se tratar de uma cidade carente no combate aos crimes ambientais.

Não poderia deixar de AGRADECER e enaltecer a compreensão do Prefeito EUZÉBIO LAGO em sempre apoiar a participação da sociedade civil organizada na presidência do Codema e por cumprir todas as diretrizes necessárias para a estruturação do corpo técnico, fortalecendo a preservação ambiental.

Consequentemente, devo agradecer aos Vereadores que sempre apoiaram a causa, votando nos projetos ambientais e participando das reuniões do Codema.

Concluo agradecendo ao Secretário Municipal de Obras, Hedy Wilson e ao Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Marco Aurélio, pela parceria de sempre. Agradeço ainda ao ex-secretário de Meio Ambiente e atual Vereador Suplente, Remirton José, pois sem sua atuação na causa seria impossível vencermos tantos desafios.

Ao atual presidente, João Batista e aos demais membros do Codema, meus sinceros agradecimentos e desejo-lhes continuidade nos trabalhos ambientais.

Olho para trás e contemplando o presente, renovo as esperanças de um futuro mais próspero para o nosso meio ambiente.

#PolíticaAmbiental #Codema #NovaSerrana #SociedadeCivilOrganizada #DefesaePreservação

 

O advogado Fernando Henrique Costa de Oliveira é o coordenador da equipe de transição, que conta ainda com o advogado Ezequiel Cilas Rodrigues, o contador Érico Souki, Juliana Coelho que é assistente social e servidora municipal, e o administrador Wastheyn Lopes.

 

O secretário de Nova Serrana em reunião de transição com a atual secretária Flávia D´Alessandro

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Erika junia de Faria disse:

    esse tiago como secretario no lugar da raquel outra ruim de serviço parece piada de muito mau gosto pelo amor DEUS fica cada vez pior parece pesadelo que nao acaba mais

  2. Maria José Augusto disse:

    “Copasa anuncia aumento na tarifa.”
    O reajuste será feito a partir de janeiro para alguns bairros e pode chegar a 90%, para os bairros que já tem tratamento de esgoto.
    Cadê os Papagaios Azevedo que em momento algum tocam no assunto?
    Cadê o discurso de campanha de ataque a Copasa?
    Na verdade político nenhum vale absolutamente nada!

  3. Marcelo Baron disse:

    O que tem a ver, amar Divinópolis com indicar um secretário que nasceu em outra cidade? Se ele for capaz não vejo nenhum problema! Por acaso todos os secretários que Divinópolis ja teve era daqui?

  4. Guilherme de orange disse:

    Depois do fiasco , o cavalo de troia, o indivíduo, chamado Jair bolsonaro…serio mesmo que alguem ainda acredita em politico salvador da pátria??🤦‍♂️🤦‍♂️🤣

  5. Eleitor descepcionado disse:

    Parabéns aos novos governantes, dia 1 está chegando depois de lotear a prefeitura, e fazer aquela cena grotesca no shopping pátio vamos ver o que irá acontecer, o hospital São João de Deus já não tem leitos nem para covid nem para outras infermidades.
    Começou bem irmão do Cleitinho.

  6. José Onezio disse:

    QUANTAS SECRETARIAS VAI TER? NÃO DISSERAM QUE IA DIMINUIR GASTOS? PELO VISTO O NÚMERO DE JA TÁ NAS ALTURAS! OU QUERIA MESMO É O PODER?

  7. Anônimo disse:

    Gosto demais da minha cidade, mas tenho de concordar com o novo prefeito. Este pessoal de Divinópolis está muito atrasado em tudo.
    Se este no secretario liberar os novos projetos para construção igual acontece em nova serrana, podemos retomar o crescimento.
    Porque nossa atual secretaria de meio ambiente não faz nada, morre de medo do MPMG.

  8. Anônimo disse:

    estão tratando os comissionados como se fossem lixo, como se eles o novo governo fossem Deuses do Olimpo, eles nem olham na cara, desprezam, e muitas das vezes, os comissionados são os que fazem todo o trabalho, e são competentes e as vezes, ate superiores aos indicados e selecionados pelo novo governo.

    1. Anônimo disse:

      Paga 5 mil pra advogado provar que vc tá certo e depois me fala se vc não ficaria com medo também!

  9. Kelly disse:

    Eu também que tem funcionários de carreira mto competentes, mas falar em William, sinceramente? Um caos!!! O cara foi secretário de ninguém menos que o senhor Vladimir Azevedo, o pior prefeito, da pior administração que Divinópolis já teve e compor o “novo” com esses nomes, seria um total desrespeito aos eleitores que apostaram em inovação…

Continua depois da publicidade