Fórum Lixo e Cidadania realiza a 3ª Semana Lixo Zero

Publicado por: Redação

A Semana do Lixo Zero neste ano, em consequência da pandemia e do período eleitoral, diferente das edições anteriores que aconteceram no mês de outubro, começará no dia 2 de dezembro com uma mesa redonda virtual, cujo tema é a “Coleta seletiva como meta ao Lixo Zero: as políticas públicas nas perspectivas ambiental e social”.

“A Semana Lixo Zero é um convite a todas as pessoas para uma reflexão sobre o consumo e a geração de resíduos, chamando a atenção sobre a responsabilidade por sua redução e a importância da coleta seletiva. Estamos na terceira edição da Semana em Divinópolis o que demonstra o compromisso do Fórum Lixo e Cidadania com a meta Lixo Zero.”, enfatiza Andreia Rabelo, embaixadora Lixo Zero e membro do Fórum Lixo e Cidadania de Divinópolis.

Continua depois da publicidade

A partir de ação integrada entre o Fórum, o legislativo e executivo, em setembro de 2018, foi instituída no calendário de Divinópolis a “Semana Municipal do Lixo Zero” por meio da Lei Ordinária nº 8505, que tem o objetivo de reduzir o volume de lixo produzido na cidade e ampliar ações de reciclagem e educação ambiental.

E o propósito dos órgãos constituídos se manteve. Segundo matéria publicada no site da Prefeitura de Divinópolis, em 17/10/2019, pela Diretoria de Comunicação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 48, em 15/10/2019, que cria o “Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Recicláveis do Município”. A proposta determina a criação de uma rede de atuação composta pelas Secretarias Municipais de Divinópolis, visando amenizar os impactos ambientais ocasionados pela produção de resíduos sólidos na cidade.

A mesa redonda é o local ideal para a reflexão acerca do tema proposto. “A Semana Lixo Zero proporciona um importante ambiente de discussão e de compartilhamento de experiências na área de resíduos envolvendo a sociedade e poder público. Conscientizar a população sobre o conceito de lixo zero e sobre a importância da coleta seletiva e da sustentabilidade é de suma importância dentro do município.”, sugere Flávia Mateus Gontijo D’Alessandro, Secretária Municipal de Meio Ambiente e de Políticas de Mobilidade Urbana.

“É preciso discutir o lixo que todos nós cidadãos produzimos e sua destinação. É preciso ir além: discutir os impactos ambientais e sociais ocasionados por ele. Devemos debater o que a sociedade, a prefeitura e o terceiro setor podem fazer para promover a coleta seletiva como meta ao lixo zero, ponto central da Semana. Não apenas descartamos sem critério o lixo. Nós jogamos fora uma rica matéria prima que pode ser reciclada e que pode transformar várias famílias com a geração de emprego e renda. A responsabilidade é de todos.”, alerta Alexandra Galvão, presidente da Acid.

Com a pandemia, o evento precisou se adequar. Na mesa redonda, que acontece na abertura da 3ª Semana Lixo Zero, convidados e palestrantes poderão acompanhar pela plataforma Zoom, o que amplia ainda mais o alcance do evento.

A 3ª Semana Lixo Zero conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Divinópolis), do CEFET, do Colégio Roberto Carneiro/Projeto Cidadão do Mundo, do Lions Clube Candidés, do Ministério Público, da ONG Lixo e Cidadania, da Prefeitura Municipal de Divinópolis, do Sicoob Divicred e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (SINTEMMD).

PROGRAMAÇÃO

No dia 2, a partir das 19 horas, a mesa redonda contará com a participação de promotores do Meio Ambiente, com a apresentação de alunos do Projeto Cidadão do Mundo do Colégio Roberto Carneiro, ACID, CDL Divinópolis, Associação dos Catadores de Recicláveis do Niterói (ACAREN) e do Sicoob Divicred. A embaixadora Lixo Zero e membro do Fórum Lixo e Cidadania de Divinópolis, Andreia Rabelo, será a mediadora dos trabalhos. Detalhes da programação no anexo.

O evento se estende, ainda, com pedalada e plantio de mudas pelos parceiros do Fórum Lixo e Cidadania, até meados de dezembro.

Para participar da mesa redonda virtual da 3ª Semana Lixo Zero, basta acessar o link https://bit.ly/3semanalixozero. O local das demais ações será divulgado posteriormente.

Mais informações com Andreia Rabelo pelo 37 9 8802-3597 ou Rinaldo Freitas pelo 37 9 8807-0966.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade