EXCLUSIVO: pesquisa do Ibope Inteligência para prefeito de Divinópolis será divulgada na próxima semana

Publicado por: Redação

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria, por encomenda da TV Juiz de Fora (TV Integração) realizou uma pesquisa de intenções de votos para prefeito de Divinópolis, que de acordo com a resolução 23.600/2019 deverá ser divulgada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, que ocorreu na última quarta-feira (28) sob o número MG-08001/2020, com isso, até no máximo quarta-feira (04) o resultado deverá ser divulgado.  Na  pesquisa de opinião  foi usada  a metodologia quantitativa, que consiste na realização de entrevistas telefônicas, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Veja outros

Continua depois da publicidade

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Representativo do eleitorado da área em estudo. Para realização das entrevistas serão selecionados aleatoriamente, dentro do município, números de telefones com base no cadastro da operadora de telefonia local. A seleção do entrevistado, dentro do domicílio, será feita utilizando-se cotas amostrais proporcionais, em função das variáveis significativas, a saber: IDADE: 16-24 (masculino) 16% (feminino) 13%; 25-34 (masculino) 23% (feminino) 23%; 35-44 (masculino) 23% (feminino) 23%; 45-54 (masculino) 18% (feminino) 19%; 55 e+ (masculino) 19% (feminino) 22%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 79% (feminino) 73%; Ensino Superior (masculino) 21% (feminino) 27%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 81% (feminino) 63%; Não Economicamente ativo (masculino) 19% (feminino) 37%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo, idade e grau de instrução com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4 (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. FONTE DOS DADOS: Censo 2010 | PNADC 2018 | TSE 2020.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

A área de abrangência da coleta é (Divinópolis / MG). A relação das localidades selecionadas para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º, §6º da Resolução 23.600/2019 do TSE.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade