Justiça Eleitoral promove alterações para eleições municipais em função da pandemia Covid-19

Publicado por: Redação

As eleições municipais acontecem em 15 de novembro e os eleitores devem se atentar ao que pode e o que não pode ser feito neste dia. Com a pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou algumas alterações e faz recomendações, começando pelo horário. A votação acontece de 7h às 17h e conta com horário preferencial de 7h às 10h para eleitores com mais de 60 anos.

Além disso, é necessário seguir os protocolos de segurança. Nas zonas eleitorais é obrigatório o uso de máscara e quem chegar ao local sem utilização poderá ser barrado na entrada. O álcool gel deverá ser utilizado nas mãos antes e depois da votação. O TSE recomenda ainda que cada eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votações e que permaneça apenas pelo tempo necessário na seção. Outra alteração realizada para estas eleições está relacionada a identificação biométrica, que foi suspensa com objetivo de não gerar mais filas de eleitores.

Continua depois da publicidade

Para o dia da votação, o cidadão deverá portar um documento oficial com foto, título de eleitor ou e-título, disponível nas lojas de aplicativo. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade para voto.

O eleitor pode mostrar preferência por um candidato por meio de uso de bandeiras sem mastro, camisetas, broches, adesivos, desde que as demonstrações aconteçam de forma individual e silenciosa. O eleitor também pode levar os números dos candidatos nos quais pretende votar por meio da cola eleitoral, que tem um modelo disponibilizado pelo TSE e pode ser impresso. As colas devem ser levadas somente em papel, já que não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos na cabine de votação.

É importante lembrar que configuram crime atividades como a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos, aglomeração de pessoas usando roupas uniformizadas; uso de alto-falante e caixas de som nas proximidades das zonas eleitorais; realização de comício ou carreata e publicação de novos conteúdos na internet.

 

Por: Adrienne Pedrosa

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade