Agosto Dourado: Profissionais do CSSJD orientam sobre o “alimento de ouro”, o leite materno

Publicado por: Redação

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo, poderia salvar a vida de 820 mil crianças a cada ano – O “Agosto Dourado” foi criado com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças. Por isso, nas Maternidades do Complexo de Saúde São João de Deus, este importante contato entre mãe e bebê é incentivado já nos primeiros instantes de vida, na chamada “Hora de Ouro”.

Para o bebê, receber o contato com o corpo da mãe é de suma importância, afinal, este contato fortalece o vínculo afetivo entre os dois, além de ajudar na “descida do leite”. Neste momento, o recém-nascido é colocado em contato direto pele a pele sobre o tórax e abdômen da mãe. Esse contato logo após o parto faz o recém-nascido se adaptar mais rapidamente à vida fora do útero, promove o vínculo mãe-bebê e é bom para o estabelecimento da amamentação. Durante esse contato íntimo, a mãe passa para o bebê os microrganismos de sua pele que vão protegê-lo contra infecções. Por isso, deve-se evitar separações desnecessárias entre os dois. Além disso, o leite materno previne a mortalidade infantil, diarreias, desnutrição, infecções respiratórias, distúrbios miofuncionais orofaciais e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Continua depois da publicidade

A prática de incentivar a amamentação ainda nos primeiros instantes de vida é recomendada mundialmente e não traz benefícios somente para o bebê, mas também para a mãe, como destaca a Médica Residente em Pediatria do CSSJD, Dra. Maria Luzia Cordeiro Almeida. “O recém-nascido deve ser estimulado a mamar o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, se a mãe e o bebê estiverem em boas condições e se esse for o desejo da mãe. A sucção da criança faz a mãe produzir e liberar a ocitocina, um hormônio que ajuda na contração do útero, fazendo com que a mãe perca menos sangue após o parto e, consequentemente, tenha menor risco de desenvolver anemia”, destacou a residente.

No CSSJD, durante a estadia na maternidade, as famílias contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por Pediatras, Residentes, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Fonoaudiólogos que orientam as mães e as auxiliam no ajuste da técnica adequada para facilitar o aleitamento. “Na consulta antes da alta, verificamos novamente a técnica, orientamos, e se for necessário, internamos o recém-nascido até o aleitamento materno estar bem estabelecido”.

Para Maria Luzia, a orientação e o incentivo ao aleitamento são fundamentais e envolve não só o trabalho dos Pediatras, como também de outros profissionais da área da saúde. “É dever de todos nós incentivarmos e aconselharmos as mães sobre os benefícios inegáveis inerentes à amamentação. Melhorar o acesso ao aconselhamento qualificado para o aleitamento materno pode prolongar a duração do mesmo e promover o aleitamento materno exclusivo traz benefícios para os bebês, famílias e economia. Dados da OMS mostram que o aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo poderia salvar a vida de 820 mil crianças a cada ano, gerando US$ 302 bilhões em renda adicional”, destacou.

Promovendo a amamentação adequada

Por ser um tema cercado de mitos, ao conversar com a família, a equipe orienta a mãe sobre os benefícios do aleitamento materno passando confiança e tranquilidade. Após este primeiro contato com o mundo da amamentação, o profissional explica a técnica adequada.

Confira algumas dicas para tornar este momento único entre a mãe e o bebê:

– Tanto o recém-nascido quanto sua mãe devem estar em uma posição confortável;

– O corpo do bebê deve estar inteiramente de frente para a mãe e bem próximo (barriga do bebê voltada para o corpo da mãe);

– O bebê deve estar alinhado, a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca do bebê deve estar de frente para o bico do peito;

– A mãe deve apoiar com o braço e mão o corpo e o bumbum do bebê. A posição adequada do bebê, facilitará a pega e sucção adequadas, evitando assim as rachaduras. A pega estará adequada se a boca do bebê estiver bem aberta, lábios virados para fora, queixo tocando o peito da mãe, aréola mais visível na parte superior que na inferior, bochecha redonda e a língua do bebê deve envolver o bico do peito;

– O bebê deve estar posicionado bem de frente ao peito com o queixo tocando o peito da mãe, para que ele possa abocanhar, ou seja, colocar a maior parte da aréola dentro da boca;

– Antes de iniciar a amamentação, quando o peito estiver muito cheio, a mãe deve realizar uma ordenha manual para amaciar a aréola, como Maria Luzia explica: “com os dedos indicador e polegar, a mãe deve espremer as regiões acima e abaixo do limite da aréola para retirar algumas gotas de leite e amaciar o bico”.

Mais apoio para as mães e bebês do Centro-Oeste

Prestes a se tornar um dos maiores hospitais de Minas Gerais, o Complexo de Saúde São João de Deus está preparando um espaço especial para as mães e recém-nascidos de toda região Centro-Oeste: o posto de coleta de leite humano.

Para o coordenador das Maternidades do CSSJD, Matheus Lopes, o espaço vem para sanar uma lacuna que há muitos anos era solicitada pela população da cidade. “Um posto de coleta é a possibilidade de acesso à um apoio de qualidade para todas as mães que apresentam dificuldades na amamentação, ou para aquelas que tem seus bebês nos cuidados dos profissionais da UTI Neopediátrica e que agora terão um espaço especial somente para elas retirarem seu leite. O espaço também será uma rede para aquelas mamães que desejam doar o seu leite para os bebês da UTI que tanto precisam”, destacou.

A obra que tem previsão de entrega para o final deste ano, foi planejada com muito carinho e dedicação para assegurar que as famílias possam contar com mais este importante apoio. O posto de coleta do CSSJD contará com uma ante sala, um aconchegante ponto de coleta e um espaço especial para o armazenamento do leite.

Para Maria Luzia, a entrega do banco de leite para a população será mais uma importante conquista, afinal, a principal função dos bancos de leite e dos postos de coleta é o apoio e promoção do aleitamento materno. “Na instituição será coletado o leite excedente das nutrizes que será enviado para pasteurização e distribuído com qualidade certificada. O Posto de Coleta auxiliará na redução da mortalidade infantil tendo em vista que com o armazenamento do leite e as orientações adequadas para sua retirada, há a possibilidade de doações para àquelas mães que tem dificuldades de amamentar”, finalizou a Residente em Pediatria.

Para mais informações sobre o projeto do Complexo de Saúde São João de Deus, faça contato com a Assessoria de Comunicação do CSSJD.  (37) 3229 7409 ou whatsapp (37) 98817 0759.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade