PREVINA-SE: Oxímetro é grande aliado no diagnóstico precoce da covid-19

Publicado por: Redação

Diagnóstico tardio esconde perigos da covid19 e um aparelho, o oxímetro é aliado na prevenção, quase 15% das vítimas que morrem pela covid-19, descobrem a doença no mesmo dia da morte, segundo informações de médicos e técnicos em saúde.  Dos casos que ocorrem, as vítimas buscaram atendimento em saúde tardiamente, por terem apresentados sintomas leves, mas com comprometimento que não foi percebido.

Uma das razões que pode levar a esse tipo de quadro são as microtromboses, consequência já identificada por especialistas em todo mundo em pacientes com covid-19. São pequenos coágulos formados no sangue, cujo efeito direto é reduzir a oxigenação das células.

Continua depois da publicidade

Uma pessoa com diagnóstico tardio de covid-19 pode morrer no mesmo dia do diagnóstico pela doença. Apesar dos outros fatores que podem desencadear a morte repentina e a demora no diagnóstico não pode ser descartada como um dos que contribuíram para isso.

Algumas vítimas de covid têm sintomas leves, mas mesmo assim, acabam morrendo, e de repente. E uma das causas desse quadro são justamente as microtromboses, que reduzem a oxigenação do sangue, mas que não causam mal estar a ponto da pessoa achar que está grave. Daí a necessidade da  oximetria,  a aferição da saturação, ou seja, a quantidade de oxigênio no sangue.

Fora os testes já comuns – rápido e RT-PCR – a oximetria aponta para a necessidade de cuidado mais atento aos casos que podem ser de covid.

Se a pessoa tem covid ou algum sintoma, não espere piorar para procurar uma unidade de saúde. Se estiver em 93 ou menos, é preocupante. Se estiver acima disso, está ok.

As pessoas devem procurar serviço de saúde cedo, ir até uma unidade de atenção primária e medir a saturação. Se estiver menor que 93, vai precisar internar e vai precisar de oxigênio.

A Itália, país que enfrentou uma das piores crises de saúde por causa do novo coronavírus este ano, como não havia como realizar tomografia pulmonar de todos os pacientes com covid, o protocolo foi adotar a aferição da saturação. Com isso eles sabiam que com menos de 93% teria que internar.

Às vezes a pessoa não sente falta de ar, mas está com a saturação muito baixa. Por isso o oxímetro é um importante e alerta. É aconselhável que a pessoa não fique em casa aguardando a piora dos sintomas. Segundo os especialistas uma pessoa pode ter poucos sintomas, mas a trombose pode causar essa falta de oxigenação que a pessoa não vê.

Preço: os preços dos oxímetros variam a partir de R$ 100 reais

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade