Itaúna entra para pesquisa mineira sobre o coronavírus; iniciativa tem apoio da fundação de Bill Gates

Publicado por: Redação

Itaúna está entre as cidade mineiras escolhidas para pesquisa sobre o novo coronavírus. Além do município, também participam da iniciativa Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, entre outras.  Os estudos, dirigidos pelo clínico geral e especialista em cardiologia Gilmar Reis, da PUC Minas, visam auxiliar pacientes em estágio inicial da doença e assim reduzirem o índice de mortalidade pela Covid-19. Este é o primeiro estudo brasileiro a receber apoio da fundação americana Bill e Melinda Gates.

Em Itaúna, o trabalho se dará pelo “recrutamento” de pacientes elegíveis para a análise por meio de dados fornecidos pelas unidades básicas de saúde e pelo Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira.

Continua depois da publicidade

A pesquisa envolverá 2 mil voluntários com sintomas iniciais da doença e consiste na inserção de medicamentos (alguns deles apresentaram potencial de combate ao coronavírus comprovado), em um período de 10 dias e posterior acompanhamento de profissionais por mais 40 dias. Todos os protocolos seguem as recomendações de proteção e segurança aos participantes, observando legislações propostas pelos órgãos de controle em saúde. Depois de aprovado em Brasília, o projeto ganhou apoio Universidade de Washington (EUA) e da Universidade McMaster (Canadá), que apresentaram o projeto à Fundação executora e financiadora do estudo.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade