DENÚNCIA: Sindicato denuncia omissão da Prefeitura de Divinópolis por ignorar servidores que testam positivo à Covid-19 e continuam trabalhando

Publicado por: Redação

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região (SINTRAM), uma grave denúncia foi apresentada contra a Prefeitura Municipal de Divinópolis em relação à exposição dos servidores e a própria população à contaminação do Covid-19 (Novo Coronavírus).

O relato é que uma conselheira tutelar de Divinópolis testou positivo para o Covid-19, nesta última terça-feira, e a administração foi comunicada, mas não tomou nenhuma providência para resguardar os demais servidores que prestam serviços ao local, e a população que busca atendimento.

Continua depois da publicidade

A diretoria do Sintram representada pelo vice-presidente, Wellington Silva, esteve na manhã hoje (22) no Conselho Tutelar de Divinópolis para verificar a denúncia e confirmou com a coordenação do Conselho que as atividades estão normais, inclusive a conselheira não foi afastada das atividades. Além de oficiar à Prefeitura para medidas urgentes de proteção à saúde dos servidores e população, o Sintram irá levar ao conhecimento do MP essa situação absurda.

Ainda de acordo com o relato da denúncia recebida pelo sindicato, os trabalhadores ao recorrerem à Secretaria Municipal de Saúde falando sobre essa situação no órgão foi alegado que existiam vários casos assim e não era possível tomar nenhuma medida.

No exame de Coronavírus, Covid-19 IgG e IGM, da conselheira, disponibilizado ao sindicato, o IGM (primeiro anticorpo a ser produzido para combater uma nova infecção) é reagente. Na descrição do exame, é relatado que este resultado indica presença de anticorpos IgM contra o vírus SARS-COV-2 na amostra de sangue analisada, o que sugere infecção na fase ativa.

Já o IGg (anticorpo produzido mais tardiamente e que fornece imunidade a longo prazo) foi não reagente. Ou seja, o resultado indica que não há anticorpos IgG contra o vírus SARC-CoV-2 na amostra de sangue analisada, sugerindo que não houve contato prévio com o agente infeccioso.

Ainda no próprio exame é dada a recomendação a paciente: “Manter isolamento social por no mínimo 14 dias, realize a higienização frequente das mãos e utiliza máscara para evitar a disseminação do vírus. Monitore os sintomas e caso sinta dificuldade respiratória, febre alta ou tosse procure a unidade de saúde. Mantenha os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde HTTPS://coronavirus.saude.gov.br”

No entanto, mesmo o exame apontando a contaminação na “fase ativa da infecção”, segundo a denúncia recebida a Prefeitura de Divinópolis está ignorando a situação. “No conselho tutelar, onde estou trabalhando, uma conselheira testou positivo e a prefeitura parece estar orientando para os outros continuarem a vir e atender o público como se nada tivesse acontecido”, diz parte do relato da denúncia, que chegou à diretoria do sindicato.

O vice-presidente do sindicato, Wellington Silva, esteve no local e realmente confirmou que não houve nenhuma medida de proteção aos servidores, que trabalham no local, e a população.

Providências

O vice-presidente, Wellington Silva, disse que é mais uma situação absurda que vem a tona, depois de várias denúncias que o sindicato cobrou providências da Prefeitura de Divinópolis para a devida segurança dos trabalhadores municipais. “Infelizmente, após meses de pandemia a Prefeitura de Divinópolis ainda protagoniza um caso absurdo desse, colocando em risco a saúde dos servidores, que prestam serviço no local e a própria população. Hoje, mesmo encaminhamos ofício ao presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e secretário de Saúde, Amarildo Souza, cobrando medidas urgentes conforme orientam as autoridades de saúde, ou seja, isolamento social, desinfecção do local, etc. Mais uma vez vemos que a Prefeitura cobra da população, mas expõe seus trabalhadores e demais cidadãos ao risco de contaminação. Iremos levar essa omissão ao MP, inclusive o exame que nos foi disponibilizado”, declarou Wellington.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade